Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Prodema fará acompanhamento de níveis de poluição do Rio Melchior

MPDFT

Menu
<

Em visita ao aterro sanitário, representantes do MPDFT verificaram as condições de tratamento e descarte de chorume

A 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) realizou visita ao aterro sanitário de Samambaia na última sexta-feira, 26 de março. Os objetivos da vistoria eram acompanhar o funcionamento do local e avaliar questões ambientais relacionadas ao tratamento do lixo, o armazenamento de chorume nas bacias de contenção e o nível de poluição do Rio Melchior.

Engenheiros ambientais que atuam no local explicaram que a estrutura do aterro passou por melhorias após os problemas verificados no armazenamento do chorume. Foram construídas quatro novas bacias de contenção, totalizando 12 pontos. Além disso, o líquido resultado da decomposição de resíduos orgânicos agora passa por tratamento que segue padrões internacionais antes de seguir para o curso do Rio Melchior.

Devido à sensibilidade ecológica da área, a Prodema continuará atenta. “Apesar das medidas apresentadas para evitar a contaminação do rio, que passa muito próximo ao local, a Promotoria acompanhará de perto a qualidade da água e o nível de poluição no Melchior”, destaca o promotor de Justiça Milton de Carlos Júnior.

A 3ª Prodema também informou que outras medidas serão tomadas para fiscalizar a quantidade e a qualidade de resíduos dispensados no rio. “A qualidade das águas do Rio Melchior é alvo de atenção especial da Prodema. O MPDFT está atento para cumprir a sua missão de cuidar do equilíbrio ecológico da região. Estamos preparando outras medidas fiscalizatórias para proteger o rio”, afirmou o promotor de Justiça.

Outro problema observado durante a visita é a quantidade elevada de material reciclável que ainda é descartado sem a separação adequada. Segundo informações do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o aterro recebe grande quantidade de materiais que poderiam ser reciclados: 16,6% de plástico, 7,2% de papel, 5,4% de vidro e 1,1% de metal.

A quantidade de lixo orgânico que o aterro recebe também poderia ser menor se a cultura de aproveitamento dos resíduos fosse diferente. Em países como Japão e Israel, o volume de matéria orgânica dispensada no lixo é muito inferior aos níveis brasileiros. A quantidade de chorume produzido no aterro seria inferior se menos matéria orgânica fosse descartada.

De todo o lixo produzido no Distrito Federal, apenas 4% são destinados para a coleta seletiva. Desse total, 41% é efetivamente reciclado. De acordo com o SLU, a vida útil do aterro, inicialmente prevista para 13 anos, já foi reduzida para pouco mais de 10 anos.

O impacto do descarte de vidro é particularmente preocupante porque é um dos itens de maior peso e volume. O material poderia ser 100% reaproveitado, mas ainda não há usinas para sua reciclagem na cidade. A Prodema busca alternativas para reduzir a quantidade de vidro que vai para o aterro e a possibilidade de reciclagem do material. Enquanto isso, a população pode descartar o material de maneira correta e sustentável em pontos de entrega voluntária (PEVs).

Eu faço a minha parte

Em junho de 2020, o MPDFT, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Contas (MPC-DF), lançou a campanha “Coleta seletiva: Eu faço a minha parte”. O objetivo é orientar a população sobre os benefícios dessa prática para toda a sociedade, tanto do ponto de vista ambiental como socioeconômico.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.