Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Complexo Fazendinha: Prodema instaura procedimento para evitar desabamento de casas

MPDFT

Menu
<

Perícia do MPDFT constatou que as edificações estão abandonadas e correm risco de desabar. Resposta apresentada pela Seduh não indicou ao Ministério Público ações concretas para a preservação

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio e Patrimônio Cultural (Prodema) instaurou procedimento administrativo para intensificar as iniciativas de preservação do complexo Fazendinha, patrimônio histórico de Brasília, localizado na Vila Planato. O Ministério Público requisitou, no final de 2020, à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e à Secretaria da Cultura (SEC) informações sobre as medidas emergenciais de prevenção contra incêndio e para evitar o desmoronamento das casas. 

Como resultado do trabalho da Prodema, foi criado em novembro de 2020, um grupo de trabalho das secretarias com a Novacap e a administração regional. “Vamos cobrar que atuem com a urgência necessária para evitar o desabamento das casas”, explica o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista. 

“Inicialmente, requisitamos informações. Apesar de reconhecerem a gravidade, não apresentaram cronograma e nem ações concretas para resultados a curto, médio e longo prazo. Em 2014, o DF já havia sido condenado, em uma ação civil pública do MPDFT, à revitalização do Conjunto Fazendinha. O governo precisa agir”, reforça Batista. 

Ação do tempo 

Vistoria realizada por técnicos do MPDFT, em 2020, sugeriu a necessidade de proteção emergencial, com escoramento e cobertura das edificações para proteção contra os efeitos das chuvas e para evitar danos maiores ao patrimônio. O documento cita ainda relatório da Subsecretaria do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, de dezembro de 2018, segundo o qual, embora tenham sido elaborados planos de preservação visando a manutenção do Conjunto Fazendinha, desde o tombamento do local, em abril de 1988, não foram feitas ações efetivas que pudessem evitar o abandono das casas. 

A equipe do Ministério Público verificou que quatro das cinco casas apresentam características originais do que seria o acampamento Pacheco Fernandes Dantas. Três estão vulneráveis devido à ação da chuva e correm o risco de desabar, sendo que as coberturas estão deterioradas e as paredes sem proteção. Além disso, em alguns pontos, escoramentos improvisados sustentam parte das coberturas. 

Outro problema apontado pelos peritos é a falta de manutenção básica, como limpeza e pintura. Por se tratar de construções de madeira, elas são mais suscetíveis à ação do tempo – chuva, sol e ventos. Portanto, necessitam de uma ação urgente dos órgãos competentes, com a adoção de métodos de conservação adequados.

Construído na década de 1950 para abrigar trabalhadores que vieram trabalhar na construção de Brasília, entre 1956 e 1960, durante o mandato do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o também chamado Acampamento Pacheco Fernandes Dantas é administrado pelo Governo do DF (GDF) desde 2013.

Leia mais:

Complexo Fazendinha: Prodema requisita informações sobre preservação de casas históricas

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.