Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Projetos do MPDFT são recomendados a outros Ministérios Públicos

MPDFT

Menu
<

Após conhecer os projetos desenvolvidos pelo MPDFT em reunião que aconteceu no último dia 25 de fevereiro, a Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) recomendou dois projetos como sugestão de implantação nas demais unidades do Ministério Público brasileiro.

Durante o evento, os conselheiros elogiaram várias iniciativas desenvolvidas e aprimoradas na gestão atual. Os projetos escolhidos para recomendação são os de Autocomposição e o Caderno de Projetos e de Gestão de Edificações em Building Information Modelling (BIM), elaborado por técnicos da Secretaria de Projetos e Obras como forma de contribuir para a adoção da metodologia em outras organizações.

A sugestão do CNMP tem o objetivo de fomentar e apoiar estratégias de aperfeiçoamento de controle interno, governança e gestão administrativo-financeira. Também visa estimular o intercâmbio de boas práticas nas unidades dos Ministérios Públicos. Participaram da reunião os conselheiros Silvio Amorim, Rinaldo Lima, Sebastião Caixeta e Marcelo Weitzel.

Conheça os projetos recomendados

O Programa Permanente de Incentivo à Política de Autocomposição (PPIPA) inclui uma série de projetos. Confira quais deles, com seus respectivos objetivos, foram destacados pelo CNMP:

  • MP Solidário: Promover a conscientização da sociedade sobre a importância da solidariedade e da cidadania para o gerenciamento dos conflitos surgidos durante e após a pandemia, com ênfase na adoção de práticas autocompositivas para a resolução desses conflitos.
  • Acordar – Construindo o consenso por meio de soluções compartilhadas: Difundir princípios da gestão de conflitos organizacionais, promovendo a mediação organizacional no âmbito do MPDFT.
  • Mediação Familiar: Realizar mediações de conflito, no contexto de famílias de tutelados e curatelados, e oficinas de pais e filhos em famílias de pais separados.
  • Escutando o cidadão - diálogos com vítimas de delitos: Promover o acolhimento, a oitiva, o acesso a informações, a atenção e proteção às vítimas de delitos e seus familiares.
  • Encontros empáticos - CNV entre nós: Difundir habilidades autocompositivas, em especial as habilidades comunicacionais com base na comunicação não-violenta.

Caderno de Projetos e de Gestão de Edificações em BIM

Por meio da Secretaria de Projetos e Obras (SPO), a publicação estabelece os padrões dos projetos a serem elaborados pelos engenheiros e arquitetos da instituição, e serve de norte a futuras contratações, descrevendo o processo de elaboração de projetos, planejamento 4D, orçamento 5D, análises energéticas, execução de obras e gestão das edificações. O objetivo é promover a eficiência, eficácia e economicidade dos processos.

O MPDFT é precursor na adoção da Metodologia BIM e tem se tornado referência para outras instituições. O órgão calcula ter conseguido implantar a metodologia com custo até três vezes inferior quando comparado a outras instituições. Essa economia tornou-se possível graças ao envolvimento dos servidores da casa, que realizaram todo o trabalho, o que permitiu dispensar a contratação de consultoria especializada e reduzir custos em até R$ 1,5 milhão.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.