Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Um passo no seu espaço: parada de ônibus é revitalizada por iniciativa de estudantes

MPDFT

Menu
<

Estudantes do CEF 427 que participaram do projeto e do concurso cultural indicaram à Administração os espaços abandonados na região como sugestões para a realização de melhorias

cef 427 1Estudantes do Centro de Ensino Fundamental 427 de Samambaia (CEF 427) já estão colhendo bons resultados da participação no projeto “Um passo no seu Espaço”. A iniciativa foi criada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) para conscientizar sobre a necessidade de cuidado e gestão compartilhada dos espaços públicos. Esta semana foi concluída a revitalização da parada de ônibus perto da escola.

A demanda foi apresentada pelos alunos ao administrador da cidade, Gustavo Aires, em uma videoconferência do projeto. O espaço foi preparado e o artista grafiteiro Fernando Cordeiro, conhecido como Elom Ceilândia ajudou a dar vida ao local. A temática escolhida para o grafite foi uma mensagem de conscientização sobre o feminicídio: “Não à violência contra a mulher. Não ao feminicídio”.

A arte foi inaugurada na Semana Maria da Penha, realizada de 23 a 27 de novembro. A data foi criada por um projeto de lei com o objetivo de aumentar o conhecimento da comunidade escolar sobre a Lei Maria da Penha. E, com isso, impulsionar as reflexões sobre o combate à violência contra a mulher e conscientizar adolescentes, jovens, adultos, estudantes e professores sobre o respeito aos direitos humanos. E, ainda, esclarecer sobre a Lei do Feminicídio, prevenindo e evitando práticas de violência e estimulando as denúncias.

“Utilizamos a temática da Semana Maria da Penha para dar continuidade ao projeto Um passo no seu espaço. Nesse momento atípico, precisamos transpor os muros da escola para passar esse recado importante”, declarou a diretora do CEF 427, Claudelice Gonçalves de Freitas Silva.

Para a promotora de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística Yara Maciel Camelo, idealizadora do projeto, é uma grande alegria ver a concretização da proposta de revitalização dos espaços públicos. “A ideia é contribuir para um debate social sobre a preservação dos espaços públicos na cidade e para que a comunidade valorize, utilize e cuide de tais locais”, destacou a promotora.201117 premiacao prourb sf1038

Concurso Cultural
Criado em 2019, o projeto “Um passo no seu espaço” envolveu a população e cerca de 200 estudantes de escolas públicas de Samambaia na escolha de uma área pública para revitalização. A ideia era dar sequência com a realização de mais palestras e avançar para a transformação do local definido com o envolvimento da comunidade. Impactado pela necessidade do distanciamento social e pela modalidade de aulas remotas, foi pensada uma nova fase da iniciativa e surgiu a ideia do concurso de desenhos e redações.

Alunos do CEF 427 dos 6º e 7º anos produziram desenhos e os alunos de 8º e 9º anos, elaboraram redações sobre o tema “Espaços Públicos que precisam ser revitalizados” . Cada um dos seis vencedores recebeu um tablet, tendo sido quatro deles doados pela Associação dos Membros do MPDFT. Devido à pandemia, a divulgação dos desenhos e redações escolhidas foi realizada durante encontro virtual no dia 16 de novembro, com mais de 50 participantes. No dia seguinte, em uma pequena cerimônia, os estudantes receberam a premiação na escola.

Leia mais:

 Um passo no seu espaço: MPDFT premia alunos em concurso cultural

“Um passo no seu espaço” lança concurso cultural sobre preservação de espaços públicos

MPDFT inicia projeto “Um passo no seu espaço” em Samambaia

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

.: voltar :.