Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MP Solidário: universitários aprendem sobre comunicação não violenta

MPDFT

Menu
<

Atividade faz parte do Programa Permanente de Incentivo à Autocomposição

Estudantes universitários participaram, nos dias 18 e 20 de novembro, da Oficina de Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV). O evento foi promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) como parte do projeto “MP solidário”

A capacitação teve como objetivo desenvolver habilidades comunicacionais para a disseminação da cultura de paz, a promoção da cidadania e o estímulo das soluções consensuais de conflitos. Todas as atividades foram realizadas no ambiente de aprendizado virtual do MPDFT.

A vice-procuradora-geral de Justiça do DF Selma Sauerbronn é a coordenadora do programa de Autocomposição no MPDFT e fala sobre a importância do curso. "A comunicação não-violenta é um dos pilares da cultura de pacificação, que temos tentado fortalecer no âmbito do MPDFT. Para isso, a Instituição trabalha com a Autocomposição, uma abordagem que visa ao fortalecimento da cidadania e à construção de consenso entre as partes envolvidas nos conflitos. Para que esse resultado seja alcançado, é primordial estabelecer um diálogo construtivo", afirma.

O público-alvo da iniciativa são os alunos do projeto de extensão Violência contra Crianças, Adolescentes e Jovens (Vicaj), do UniCeub. Esta é a segunda oficina de CNV oferecida em 2020 para o público universitário. No MPDFT, o trabalho é conduzido pela Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto) e pela Secretaria de Educação Corporativa (Secor).

Segundo a promotora de Justiça Raquel Tiveron, uma das coordenadoras da atividade, “Essa iniciativa abre espaço para que o MPDFT possa apresentar a cultura do diálogo e da solução pacífica de conflitos para uma nova geração de operadores do Direito”.

A estudante do 2º semestre de Direito do Uniceub Kirsten Jara relatou que não conhecia a CNV antes do curso e que a experiência proporcionou aprendizados tanto para a vida acadêmica, quanto pessoal. “Acredito que as práticas da comunicação não-violenta podem me ajudar a melhorar minha comunicação e a me expressar melhor em diversas situações do cotidiano. Acredito que todos deveriam conhecer a CNV, pois ajudaria na efetividade do diálogo entre as pessoas e evitaria diversos conflitos”, afirmou.

Solução de conflitos
A autocomposição tem a proposta de difundir a mediação dos conflitos, a negociação e de outros meios de resolução consensual de conflitos.

MP Solidário
O projeto busca informar a sociedade sobre seus direitos nas diversas áreas de atuação do MPDFT para fortalecer a cidadania e prevenir a violência. As iniciativas estão voltadas para a gestão positiva dos conflitos e foram idealizadas para atender o atual contexto de pandemia, mas continuarão após o fim da situação de emergência. A ação faz parte do Programa Permanente de Incentivo à Autocomposição do MPDFT.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.