Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Projeto que ajuda a localizar fugitivos será incluído no Banco de Boas Práticas do CNMP

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

O projeto já ajudou a prender 9 foragidos

O projeto Foragidos da Justiça, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), foi selecionado para integrar o Banco de Boas Práticas, da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O banco é uma ferramenta para registro e divulgação de projetos e ações inovadoras, criativas e com resultados comprovados.

O projeto “Foragidos da Justiça” é coordenado pelo Núcleo do Tribunal do Júri e de Defesa da Vida. Ele foi criado em julho de 2018 no Guará, com o objetivo de promover a correta aplicação da lei penal e para evitar que condenados por crimes graves deixem de cumprir a pena recebida. Posteriormente, o projeto foi expandido e implementado nas demais Promotorias de Justiça do DF.

As Promotorias de Justiça divulgam imagens de pessoas que respondem a ações ou foram condenadas por crimes dolosos contra a vida e não foram localizadas. Cartazes são afixados em locais de grande circulação e fotos compartilhadas em redes sociais. Então, qualquer pessoa que tiver informação sobre os foragidos pode entrar em contato com a Polícia Civil ou o Ministério Público, com garantia de anonimato.

O promotor de Justiça Raoni Maciel, coordenador do Núcleo do Tribunal do Júri e de Defesa da Vida ressalta que a boa vontade da população em ajudar é essencial. “O crime contra a vida gera grande repulsa e indignação na sociedade. Deixa uma chaga na família da vítima. Contamos com a colaboração da sociedade para localizar e responsabilizar os autores desses crimes hediondos”, afirma.

O idealizador do projeto, promotor de Justiça Gladson Viana destaca a importância da iniciativa para uma resposta efetiva à sociedade. “Mais do que processar e julgar, a população em geral, e especialmente os familiares das vítimas, espera que as pessoas envolvidas em crimes graves, como o homicídio, cumpram as penas que lhes foram impostas pela justiça”, acrescenta.

Banco de Boas Práticas

O Banco de Boas Práticas será lançado em 5 de novembro, a partir das 9h, durante o XI Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional. Posteriormente, os projetos selecionados ficarão hospedados no site do CNMP e poderão ser acessados por meio deste link. Entre os objetivos, estão identificar e registrar as boas práticas de tutela da segurança pública, dar visibilidade a projetos e ações ministeriais de sucesso, circulação de conhecimento e disseminação de metodologias de atuação. Os projetos foram selecionados com base na criatividade e inovação, resolutividade, replicabilidade e possibilidade de aferição dos resultados obtidos.

Leia Mais

Projetos do MPDFT são selecionados para integrar Banco de Boas Práticas do CNMP

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.