Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT: Gaeco deflagra operação Gotemburgo contra fraudes em licitação

MPDFT

Menu
<


Desvios chegam a R$ 123 milhões em onze contratos com a SES

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPDFT), em conjunto com a Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor/PCDF), deflagrou na manhã desta quinta - feira, 10 de setembro, a Operação Gotemburgo. São apurados crimes de fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro em processos de contratação das empresas Maquet e Med Lopes. Essas contratações foram conduzidas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) nas gestões anteriores.

A investigação foi instaurada pelo MPDFT e conduzida pelo Gaeco. De forma simultânea, foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. A ordem judicial foi expedida pela 1ª Vara Criminal de Brasília. O prejuízo aos cofres públicos, decorrente do esquema de fraudes, é de cerca de R$ 123 milhões. O valor foi apurado em pelo menos 11 processos licitatórios da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

A investigação tornou-se possível a partir do compartilhamento judicial de provas obtidas no âmbito dos processos relacionados à atuação da força-tarefa da Lava-Jato no Estado do Rio de Janeiro. O esquema criminoso envolve a negociação de atas de registro de preço cadastradas pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO.

Gotemburgo refere-se à segunda maior cidade da Suécia, onde fica localizada a sede do Grupo Getinge. A empresa Maquet do Brasil, braço desse grupo, é a líder mundial na fabricação de camas cirúrgicas, tendo colaborado com as investigações mediante acordo de leniência entabulado com o MPDFT e outros órgãos.

O Gaeco contou com o apoio do Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI/MPDFT); da Polícia Civil do DF (Cecor/DF); da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MPRJ e dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPRJ, MPSP e MPGO. São aproximadamente 500 agentes do Estado envolvidos na Operação.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.