Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT participa de webinário sobre violência doméstica e masculinidades

MPDFT

Menu
<

Pensando nas violências que as mulheres sofrem como expressões de uma cultura machista, o Coletivo Homens Essenciais promoveu o webinário “Compreendendo a violência doméstica”, que contou com a participação da coordenadora no Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), promotora de Justiça Mariana Távora. O vídeo foi divulgado nesta sexta-feira, 28 de agosto.

Em sua fala, a promotora apresentou aspectos teóricos e práticos da violência doméstica e familiar contra a mulher, explicou conceitos de gênero e falou sobre a importância da Lei Maria da Penha. “Essa é uma lei que mobiliza o sistema de Justiça a pensar no assunto e traz visibilidade para ele. Ela olha para a violência doméstica de forma multidisciplinar e entende que é um problema social, não individual”, afirmou.

Mariana Távora também abordou o conceito de masculinidade hegemônica, que é o modelo cultural ideal, que não é atingível por nenhum homem e exerce um efeito controlador sobre todos os homens e mulheres. “Mesmo que os homens sejam plurais e tenham diversas masculinidades, eles caminham com privilégios que as mulheres não têm, e eles precisam pensar nisso”, ressaltou.

Na ocasião, a promotora e a juíza Cristiane Gonzaga, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Recanto das Emas responderam perguntas feitas pelos homens convidados. Participaram Felipe Bonny, do Coletivo Homens Essenciais, Virgílio Neto, do Homens em Conexão, e Luiz Kfouri do Portal Mundo Homem.

Homens Essenciais

O coletivo promove reflexões e ações práticas para construção de masculinidades saudáveis, equidade de gênero e cultura de paz, por meio de encontros, palestras, oficinas e workshops. O grupo defende que o papel dos homens é o de não serem autores nem coniventes com atos de violência. Aprender a dialogar, ressignificar sentimentos de posse, desenvolver educação emocional, incentivar o empoderamento e autonomia femininas, reconhecer o lugar social masculino de privilégio, tornar-se ativo na gestão, cuidado e manutenção da vida doméstica e nos cuidados paternos, não silenciar casos de violência de conhecidos, lutar pela equidade de gênero são só algumas formas de contribuir.

Assista abaixo ao vídeo completo.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.