Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Próximas eleições: MPDFT abre procedimento para compreender os riscos das deepfakes

MPDFT

Menu
<

Técnica usa inteligência artificial para substituir rostos e vozes em vídeos

A Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial (Espec) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou nesta segunda-feira, 09 de março, Inquérito Civil Público (ICP) para compreender os riscos do uso da técnica de deepfake (usa inteligência artificial para substituir rostos e vozes em vídeos) nas próximas eleições no Brasil.

Na ação, a Espec alerta sobre os ricos do uso da deepfake para prejudicar candidatos durante o próximo período eleitoral no Brasil. A Unidade salienta que o uso de declarações de políticos em vídeos descontextualizados pode causar danos durante o pleito eleitoral.

O MPDFT salienta que a abertura da discussão sobre este tema tem como objetivo mitigar eventuais prejuízos ao processo eleitoral.

Grande parte dos perfis em redes sociais que exploram a técnica no Brasil são humorísticos. Na prática, eles sincronizam cenas de atores atuando em filmes, telenovelas e demais conteúdos encenados por celebridades com discursos de políticos e de outros personagens em evidência na mídia ou na internet. Na ação o MPDFT salientar que é constitucional o uso de deepfake para fins humorísticos.

Íntegra do documento aqui.

 

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.