Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - “Se liga, consumidor!”: plataforma digital resolve conflitos de consumo sem burocracia

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Para assistir, acesse o canal oficial do MPDFT no YouTube ou a página exclusiva do programa no site da instituição

Você conhece o consumidor.gov.br? É um serviço digital, público e gratuito, por meio do qual consumidores e empresas podem solucionar conflitos de consumo de forma fácil e direta. No programa desta semana, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, Daniele Cardoso, fala sobre a plataforma, que está disponível em aplicativo para IOS e Android.

Em atividade desde 2014, o consumidor.gov.br já registrou mais de 2 milhões de reclamações. Funciona assim: a empresa contra a qual o consumidor quer reclamar precisa estar cadastrada na plataforma. Após o registro da reclamação, a empresa tem 10 dias para responder; e, em seguida, o consumidor tem 20 dias para avaliar se a solução foi satisfatória.

Mais de 500 empresas, de diversos segmentos, já fazem parte do serviço. Ao aderir, elas se comprometem a investir esforços para solucionar os problemas apresentados no prazo. O índice de solução de conflitos é superior a 80%.

O programa quinzenal “Se liga, consumidor!” é uma parceria do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Trata-se de uma série de vídeos curtos, com linguagem fácil e objetiva, em que especialistas no tema tratam do dia a dia das relações de consumo e esclarecem dúvidas sobre os direitos básicos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

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