Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ouvidoria do MPDFT é a terceira no país em número de atendimentos ao cidadão

MPDFT

Menu
<

Temas mais demandados em 2017 foram saúde, funcionamento do Ministério Público e concursos públicos

Relatório divulgado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) mostra que, no último trimestre de 2017, a Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) foi a terceira do país em número de atendimentos ao cidadão entre os MPs estaduais. Foram 3.209 manifestações no período, atrás apenas de Rio de Janeiro (9.255) e Minas Gerais (6.960).

Segundo a ouvidora do MPDFT, promotora de Justiça Rose Meire Cyrillo, os números demonstram a confiança da sociedade na instituição. “O cidadão é um aliado que enxerga o que acontece na cidade, ele está onde o Ministério Público às vezes não consegue chegar”, afirma.

As manifestações do cidadão também são úteis porque geram informações estratégicas sobre os temas mais importantes para a sociedade e que, por determinação legal, demandam atuação do MPDFT. De acordo com a ouvidora, “essa é uma forma de controle social importante, porque auxilia o MPDFT na prevenção e na correção de desvios e atos de improbidade que, por vezes, ocorrem na gestão da coisa pública”.

Dados

Durante todo o ano de 2017, a Ouvidoria do MPDFT realizou 17.587 atendimentos. A maior parte (56,13%) foram solicitações de providência ou informação. Quase três quartos do total de manifestações chegaram por meio do formulário eletrônico disponível no portal do MPDFT (73,06%). Os temas que mais receberam demandas foram saúde (21,34%), administração e funcionamento do Ministério Público (10,08%) e concursos públicos (7,84%).

Além dos atendimentos realizados diretamente pela Ouvidoria, também são contabilizadas as demandas recebidas pelos Setores de Triagem das Promotorias nas cidades do Distrito Federal. Desde junho de 2017, foram 5.609 manifestações desse tipo. As cidades de onde partiram o maior número são Samambaia (12,6%), Sobradinho (11,5%) e Ceilândia (9,4%). As informações podem ser conferidas na em íntegra em relatório publicado na página da Ouvidoria no site do MPDFT.

Conheça os canais de atendimento da Ouvidoria do MPDFT:

atendimento MPDFT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais

Em 16 de março, comemora-se o Dia Nacional do Ouvidor. A data foi instituída pela Lei nº 12.632/2012 para celebrar esse canal de comunicação entre a sociedade e as instituições.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

 

 

 

 

 

.: voltar :.