Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Boas práticas: terceirizados somam esforços pelo uso consciente da água

MPDFT

Menu
<

“É um trabalho de formiga, mas é muito gratificante”, confessa Ilma Amaral, terceirizada encarregada da limpeza. Junto com Irene Amorim, também da limpeza, ela teve uma ideia para economizar água no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT): reutilizar o descarte que ficava nos copos após o término do expediente. O sucesso da iniciativa se deu pela colaboração dos funcionários da limpeza e garçons, que aderiram à ideia e são fundamentais para a realização das coletas.

A iniciativa surgiu em outubro de 2017 e foi motivada, principalmente, pelo racionamento de água que Brasília vem enfrentando. A água que sobrava nos copos após o expediente era descartada sem nenhum uso. Vendo a possibilidade de reúso, Ilma e Irene resolveram fazer um teste e juntar o que antes seria despejado para descobrir o volume que conseguiriam recolher.

A ideia deu certo e, já nas primeiras semanas, a coleta foi suficiente para reutilização. Foram feitas gincanas para incentivar ainda mais o reaproveitamento em todos os andares, e a recompensa era ver o resultado: conseguir limpar uma sala com a água reutilizada.

O armazenamento é feito em galões também reutilizados, devidamente tampados e reservados para o reaproveitamento. Toalhas de mesa e utensílios de uso pessoal não são lavados com a água recolhida. Para lavar as salas, a água é colocada em garrafas de refrigerante e, com um furo na tampa, é possível dosar a quantidade utilizada. Com 2,5 litros de água, é possível lavar uma sala.

O uso consciente da água também acompanha as encarregadas em suas rotinas fora do MPDFT. Nas atividades domésticas diárias, o desperdício está fora de cogitação: “Quando lavo as verduras, a água que iria para o ralo, eu uso para regar as minhas plantas. A água da máquina de lavar, também uso para outras coisas”, reforça Ilma. “Só espero que as pessoas tenham consciência na hora de usar esse bem tão precioso, mas que não é eterno: a água”, finaliza.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.