Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Sala de depoimento especial é inaugurada no Recanto das Emas

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Ministério Público ajudou a viabilizar o projeto com a destinação de verbas de medidas alternativas

Dedicada à escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, foi inaugurada nesta quarta-feira, 13 de junho, uma sala de depoimento especial na delegacia do Recanto das Emas (27ª DP). O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) destinou R$ 6,5 mil de medidas alternativas para a construção do espaço.

Nas salas especiais, são utilizados estrutura e método especializados. Além de recursos lúdicos, os espaços são equipados com câmeras de gravação para os depoimentos e um profissional treinado para ouvir esse público. Tudo isso para permitir segurança, privacidade, conforto e condições de acolhimento. A benfeitoria à comunidade do Recanto das Emas foi possível por meio do Setor de Controle e Acompanhamento de Medidas Alternativas (Sema) da Promotoria de Justiça da cidade, que destinou verbas para tornar realidade o espaço especial.

O promotor de Justiça Luiz Humberto Alves de Oliveira esteve na inauguração acompanhado de representantes do Setor Psicossocial e do Sema do MPDFT. Agentes de polícia e a defensora pública Antônia Carneiro também conheceram o local.

“Precisamos dedicar especial atenção ao cumprimento das garantias constitucionais de crianças e adolescentes. Os espaços de oitivas especiais preservam as vítimas ou testemunhas da violência, dada a natural dificuldade para expressarem de forma clara os fatos ocorridos”, destaca o promotor de Justiça.

Oitiva especial

É o procedimento de depoimento de criança ou adolescente que foi vítima ou testemunha de violência, e deve ser dado perante autoridade policial ou judiciária. Ele está previsto na Lei nº 13.431/2017, que entrou em vigor este mês. O depoimento deve ser realizado em ambiente separado da sala de audiências e oferecer segurança, privacidade, conforto e condições de acolhimento.

 

Leia mais:

Valores de medidas alternativas promovem melhorias em instituições filantrópicas

Instituições em Brazlândia são beneficiadas com verbas de medidas alternativas

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.