Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Operação Panoptes: após segunda fase, Ministério Público denuncia mais oito pessoas

MPDFT

Menu
<

A Promotoria de Justiça de Águas Claras denunciou oito pessoas, nesta terça-feira, 21 de novembro, por crimes de organização criminosa e fraudes em certames de interesse público. Os fatos foram apurados na segunda fase da Operação Panoptes. As investigações constataram a participação dos denunciados em grupo especializado em fraudar concursos.

A segunda fase da operação Panoptes, nomeada em referência ao monstro da mitologia que tinha 100 olhos, teve início após notícia de venda de vagas no certame do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. As investigações apontaram a existência de uma organização criminosa ramificada, destinada a fraudar concursos públicos e vestibulares de medicina, além de falsificar diplomas e certificados de pós-graduação.

Um dos oito denunciados já trabalhou na banca examinadora Cespe. Ele retirava as folhas de respostas dos candidatos beneficiários da fraude da sala cofre para posterior preenchimento. Os demais estavam envolvidos em captar clientes, negociar as vagas e viabilizar o êxito das vendas.

O Ministério Público pede a condenação dos denunciados ao pagamento de R$ 2,7 milhões pelos prejuízos decorrentes dos crimes praticados: lesão à fé pública, à administração pública e à confiabilidade das instituições responsáveis pelos concursos. Também pede a perda de bens ilícitos eventualmente apreendidos em favor da União.

Em setembro, outras quatro pessoas já haviam sido denunciadas pelo Ministério Público pelos crimes de organização criminosa, fraudes em certames de interesse público e falsificação de documento público. A denúncia contra Hélio Ortiz, Bruno Ortiz, Johann Gutemberg e Rafael Rodrigues já foi recebida pela Vara Criminal de Águas Claras.

Operação Panoptes
A operação apura esquema de fraudes em concursos públicos do Distrito Federal ocorridas pelo menos nos últimos cinco anos. O grupo vendia vagas em concursos públicos, diplomas de cursos superiores e vagas em vestibulares de medicina. Até o momento, foram realizadas duas fases, a primeira em agosto e a segunda em outubro deste ano.

As investigações apontaram que as fraudes eram realizadas, geralmente, de quatro formas. Uma delas era a utilização de ponto eletrônico pelos candidatos, que recebiam as respostas por membros da organização criminosa, denominados “pilotos”, que seriam os responsáveis por fazer a prova e sair do local com as respostas. Outra forma de operação era a utilização de celular escondido no banheiro, com transmissão das respostas.

Também foi verificado o envolvimento de bancas organizadoras, que recebiam as folhas de resposta quase em branco e faziam o preenchimento de acordo com o gabarito oficial. Foi apurado, ainda, casos de outras pessoas que faziam a prova no lugar dos inscritos, com o uso de documentos falsificados.

Como contrapartida, os candidatos beneficiários da fraude remuneravam a organização criminosa com o valor equivalente a 20 vezes a remuneração do cargo comprado, pagando um valor variável de entrada. Após a aprovação no cargo pretendido, o restante era pago por meio de empréstimo consignado.

Processo : 2017.16.1.007474-9

Leia mais:

Operação Panoptes: Ministério Público denuncia quatro pessoas

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.