Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Promotoria de São Sebastião reúne crianças para atividade cultural

MPDFT

Menu
<

O evento foi promovido em comemoração ao Dia das Crianças


Na última sexta-feira, 21 de outubro, a Promotoria de Justiça de São Sebastião teve uma tarde de trabalho com muito sorriso e alegria. O motivo foi a presença de cerca de 50 crianças assistidas por instituições da cidade, que participaram de um evento em comemoração ao Dia das Crianças. O resultado da atividade foi o estreitamento do trabalho do Ministério Público com a comunidade, além de muita música e teatro.

Participaram do evento crianças e adolescentes entre 3 e 14 anos das instituições Promovida, Rei Leão, Sonho de Criança e Ludocriarte. A promotora de Justiça Andrea Cirineo, coordenadora da Promotoria de São Sebastião, tentou explicar de forma simples para os pequenos o trabalho do MP e a importância do papel de cada um para desenvolver a cidade de São Sebastião: “Nós precisamos de vocês para cuidar da cidade, deixá-la mais feliz, com cultura, esporte e respeito”, disse.

Apresentações culturais
O grupo de teatro da Promovida contou a história do Pinóquio, em estilo musical e com um toque nordestino. As crianças se envolveram e deram boas risadas, além de aprenderem sobre a importância de falar sempre a verdade. A professora de teatro Natalia Maia contou que o grupo é composto por adolescentes de 13 a 15 anos e que a atividade é muito procurada na instituição. “Trabalhamos com temas da própria realidade deles e da cidade, é uma ação que ajuda na autoestima, além de levar cultura para outras pessoas”, destacou. A instituição atende de maneira gratuita 215 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos com atividades no contraturno escolar. Duas voluntárias do instituto Rei Leão também fizeram uma apresentação teatral e falaram sobre valores como o respeito e a igualdade.

Com flautas, violões, xilofones e metalofones, a Associação Brinquedoteca Ludocriarte encantou a criançada. O educador Isaac Mendes contou que desde 2005 eles realizam um trabalho lúdico gratuito em São Sebastião. “Hoje acolhemos 85 crianças de 6 a 14 anos e oferecemos atividades culturais, brincadeiras de roda e jogos infantis. Temos como resultado a construção de vínculos e da própria identidade. São atividades com pilares lúdicos e as crianças adoram”, explicou. Assista abaixo o vídeo com um trecho da apresentação. 

Alegria no ar
Maria Eduarda Assunção, de 11 anos, cantou na apresentação da Ludocriarte. Ela frequenta a associação desde os 3 anos e estava feliz em se apresentar pela primeira vez no Ministério Público. “Cantar me inspira e me emociona. Sempre gostei e tinha o sonho de cantar. Já fizemos outras apresentações, mas gostei de cantar aqui para as crianças, elas pareciam alegres”. E estavam mesmo. Cauã Silva, de 6 anos, não escondia a animação. Com seu jeito risonho e falador, ele disse que adora brincar e que o que mais gostou foi o teatro. “Achei muito divertido”.

A instituição Sonho de Criança atende gratuitamente 100 crianças, de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade: “É um trabalho de resgatar vidas e sonhos. Para eles, um passeio como o de hoje é motivo de grande alegria”, comemorou a educadora Eva Rosa de Souza.

A Promotoria atua em parceria com as instituições e tem como política reverter em prol da comunidade recursos da aplicação de medidas alternativas. “Estamos trabalhando para integrar nossas ações com a comunidade e a rede de instituições parceiras. A alegria das crianças foi contagiante e nos motiva ainda mais a abrir caminhos e visitar e conhecer melhor a realidade das instituições e da comunidade em geral. Esse é um trabalho de base, de cuidar das crianças e jovens, que pode impactar na queda da criminalidade. Por isso, temos de trabalhar unidos: o MP, as famílias, a rede local, os comerciantes, enfim, todos saem ganhando”, finalizou a promotora de Justiça Andrea Cirineo Sacco.

 

.: voltar :.