Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Acessibilidade: site do MPDFT conta com nova ferramenta de tradução do Português para Libras

MPDFT

Menu
<

Objetivo é facilitar a navegação das pessoas surdas e com deficiência auditiva. Com o programa, todo o conteúdo do site poderá ser interpretado na linguagem de sinais

O site do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), atendendo à sugestão da Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência (Proped), passou a utilizar nova ferramenta de acessibilidade: o Vlibras, software livre e gratuito de tradução de textos do Português para Língua Brasileira de Sinais (Libras). O programa facilita a navegação das pessoas surdas e com deficiência auditiva que se comunicam em Libras como primeira língua.

O Vlibras, além de reduzir as barreiras de comunicação, facilita o acesso à informação e aumenta a acessibilidade. Ele pode ser utilizado em diferentes navegadores e plataformas, como desktops, tablets e smartphones. Por ter o código aberto, o programa permite que o usuário ensine ao avatar um novo sinal, avalie os que já estão programados e corrija os incorretos. Essa possibilidade de participação e construção comunitária não existe, em regra, em ferramentas similares. Além disso, o dicionário contém sinais complexos, como os de linguagem legislativa e jurídica. Clique aqui para saber mais sobre o Vlibras.

O software, desenvolvido pelo Governo Federal e pela Universidade Federal da Paraíba, já é utilizado em outros órgãos públicos como o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para acessar o Vlibras, é necessário fazer o download.

O portal do MPDFT promove a acessibilidade digital desde 2008, quando foi implementado o software Rybená. Para a promotora de Justiça Wanessa Alpino, “garantir o acesso de todos é importante porque significa o rompimento de barreira à informação e ao conhecimento imposta à pessoa surda ou com deficiência auditiva, transformando em realidade os princípios previstos em lei”, explica. “A acessibilidade do portal do MPDFT reflete o firme propósito da nossa Instituição em contribuir para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e democrática”, conclui.

Recomendação ao GDF

Com o objetivo de ampliar a acessibilidade às pessoas surdas e com deficiência auditiva, a Proped recomendou que o Governo do Distrito Federal (GDF) implemente o Vlibras em todas as suas páginas virtuais. O documento é de 15 de agosto. Segundo a Promotoria, a medida encontra-se em fase de implantação.

Para ler a íntegra da recomendação, clique aqui.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.