Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - “Cidadania e qualidade de vida nas cidades”: seminário começa com palestras sobre humanização e integração dos espaços públicos

MPDFT

Menu
<

Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015 revelou que o Distrito Federal teve o maior crescimento populacional do país, com a elevação de 2,19%. Hoje somos 2,91 milhões de pessoas no Distrito Federal. Esse crescimento impacta diretamente na qualidade da vida e na necessidade de se

aplicar políticas públicas para a promoção do desenvolvimento sustentável. Com a temática “Cidadania e qualidade de vida nas cidades”, começou, nesta quinta-feira, 12 de maio, seminário promovido pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) com o objetivo de fomentar a discussão de temas relacionados ao crescimento urbano, seus problemas e soluções.

Durante a abertura do evento, foi lançada uma revista em quadrinhos sobre mobilidade urbana. A publicação foi pensada para o público infantojuvenil e desenvolvida com linguagem simples e exemplos do cotidiano. “Essa revista foi elaborada pensando nos cidadãos do futuro. Sabemos que, se conseguirmos passar essa mensagem para as crianças, vamos conseguir passar para os adultos e para toda a sociedade”, destacou o promotor de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e coordenador do seminário, Dênio Augusto de Oliveira Moura.

A mesa de abertura do evento contou com a presença de representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e do Executivo local. Em seguida, foi realizado o primeiro painel, coordenado pelo promotor de Justiça do MPDFT Elísio Teixeira Lima Neto, com o tema “Humanização e integração”. Dentro desse tópico, foram desenvolvidas três palestras, uma sobre patrimônio cultural, outra sobre mobilidade urbana e, a terceira, sobre integração e humanização das cidades.

Patrimônio cultural construído – como e por que preservar

A promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) Cristina Rasia Montenegro falou sobre a questão subjetiva do sentimento de identificação com a cidade, que leva ao comportamento objetivo de cuidar e preservar o espaço em que se vive. “Apesar da conectividade do tempo atual, a gente corre o risco de se desconectar da própria cidade. A sustentabilidade só será alcançada quando a gente se apropriar dos nossos espaços e cada um amar e cuidar da sua cidade”. Na perspectiva do patrimônio cultural, a promotora de Justiça falou sobre a

importância da preservação como parte da história e da herança de um povo. Ao final, o público recordou o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prodema na praça histórica da cidade de Planaltina: “É um trabalho que incentiva a participação da comunidade e gera o sentimento de pertença”, contou Cristina Rasia ao explicar sobre o projeto de revitalização da Pracinha do Museu da cidade.

Humanizar e integrar: o desafio da mobilidade urbana

O Instituto Cidade em Movimento dedica-se a pesquisas e ações internacionais, soluções inovadoras, conhecimento compartilhado e melhorias na mobilidade urbana. A diretora-executiva, Luíza Andrada, trouxe para o seminário uma visão mais ampla sobre a mobilidade, como um tema social e não só uma questão de transporte. A palestrante lembrou que hoje 55% da população mundial vive em cidades e, no Brasil, esse índice é ainda maior, com cerca de 85%. “O transporte é um problema, no entanto, a mobilidade também passa pelo uso dos espaços públicos e pela forma como a sua ocupação é responsável por gerar, ou não, integração e humanização”, alertou. Andrada finalizou reforçando o papel das escolhas individuais na perspectiva da responsabilidade de cada um perante o caos urbano.

Mudanças necessárias para integrar e humanizar as cidades

O secretário de Gestão do Território e Habitação (Segeth), Thiago de Andrade, falou sobre a cidade como maior artefato cultural que o homem criou e sobre a espontaneidade das ocupações. O arquiteto explicou que é praticamente um consenso o que é necessário fazer para melhorar a qualidade de vida nas cidades, por exemplo: o meio ambiente preservado e equilibrado; o acesso à cultura e aos serviços públicos de qualidade; o envolvimento efetivo da população na tomada de decisões, entre outros aspectos. “No entanto, o como fazer é mais complexo e gera muitos pontos de vista divergentes”, comentou. O secretário reforçou a necessidade de ações de regularização, de recuperação e de mutirão que envolvam o cidadão para que recupere a autoestima como ator político. Para finalizar, Andrade citou o importante trabalho do Ministério Público e do governo na desocupação da orla do lago. “A orla livre representa um importante marco na retomada do espaço público”, acrescentou.

O seminário “Cidadania e qualidade de vida nas cidades” continua nesta sexta-feira, 13 de maio, com palestras no período da manhã e da tarde. Confira aqui a programação completa.

Leiam mais: Começa seminário sobre cidadania e qualidade de vida no DF

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

.: voltar :.