Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ministério Público discute combate ao mosquito Aedes aegypti e o surto de microcefalia

MPDFT

Menu
<

Foto materia zikaO professor de pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB) Pedro Tauil se reuniu, no último dia 23, com a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Marisa Isar, a procuradora da República Luciana Loureiro e a analista de saúde do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) médica Adriana da Fontoura Alves. No encontro, foram discutidos temas relativos às epidemias de zika, dengue e chikungunya (chamadas de arboviroses) e ao combate ao mosquito Aedes aegypti. As informações do especialista serão utilizadas pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) e pela Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF) para subsidiar as investigações em curso.

Segundo o professor Tauil, o combate ao mosquito Aedes aegypti é uma das principais estratégias para conter o avanço dessas doenças. O objetivo deve ser eliminá-lo por meio do controle de criadouros (ambientes que acumulam água). Para isso, o papel dos agentes de vigilância ambiental e agentes comunitários de saúde é fundamental e deve ser dimensionado de forma adequada. Devido ao número insuficiente de profissionais dessa especialidade no Distrito Federal, a Prosus propôs ação civil pública, em agosto de 2015, com pedido de liminar, para a realização de concurso público.

Sem número suficiente de agentes de vigilância ambiental, "a população é a mais prejudicada, sobretudo quando se verifica que a disseminação de doenças poderia ter sido evitada se mais agentes da vigilância sanitária estivessem trabalhando. A proliferação de mosquitos poderia diminuir e menos doenças estariam sendo transmitidas", afirmou a promotora de Justiça Marisa Isar.

Para o professor, diante do número reduzido de profissionais, o combate deve se concentrar em pontos estratégicos, como depósitos descobertos de ferros-velhos e borracharias, terrenos baldios e áreas públicas. Um local que demanda fiscalização urgente é o depósito de veículos do Detran, localizado nas imediações do Autódromo Nelson Piquet. Tauil destacou também a necessidade de elevar o padrão de qualidade das inspeções e a importância de campanhas de comunicação para alertar a população sobre a necessidade de fiscalização dos domicílios e adjacências. A coleta eficiente de lixo e o saneamento básico são medidas que devem ser adotadas de forma urgente pelo poder público.

Pedro Tauil tratou do surto de zika e da síndrome de Guillain-Barré a pedido da procuradora da República Luciana Loureiro, que acompanha o tema. A Procuradoria da República no DF fiscaliza a atuação do Ministério da Saúde e apura se já foi instaurado o necessário inquérito epidemiológico sobre a relação entre zika e microcefalia. No encontro, o professor recebeu a nota técnica elaborada pela assessoria da Prosus sobre o tema.

Leia a nota técnica da Prosus e o relatório da reunião.

 

Leia mais:

Ministério Público cobra concurso para agente de vigilância ambiental em saúde

MPDFT recorre da decisão que indeferiu liminar para concurso imediato de agente de vigilância ambiental

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.