Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ministério Público fiscaliza organização de eventos carnavalescos

MPDFT

Menu
<

3U2A3436O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou, nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, reunião com órgãos públicos para tratar do acompanhamento e da legalidade na realização dos eventos e festividades carnavalescas na cidade. A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) e as Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) e da Ordem Urbanística (Prourb) cobraram a adequada organização, promoção e fiscalização das atividades, com foco nas normas ambientais e urbanísticas para eventos realizados em áreas públicas.

A procuradora distrital dos Direitos do Cidadão, Maria Rosynete de Oliveira, falou sobre as diversas reclamações que o MPDFT recebeu e também relatou sobre as reuniões realizadas a fim de ouvir as demandas da população impactada pelos blocos de carnaval. "É preciso integrar órgãos públicos e comunidades na tomada de decisões que afetem a vida das pessoas, caso contrário, estaremos sempre em situações de conflitos", completou.

A Prodema elencou aspectos a serem considerados para o planejamento e para o licenciamento das atividades culturais. "O primeiro ponto seria a necessidade de padronização dos procedimentos, com a ação de parâmetros únicos a fim de subsidiar o trabalho das administrações regionais e dos órgãos envolvidos", disse o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista. O MPDFT também ponderou sobre a importância de os órgãos públicos compartilharem informações, como ocorrências e imagens de câmeras de segurança, para impedir novas licenças àqueles que descumprem as normas. "Precisamos de dados para buscar uma solução estruturada para o próximo Carnaval", complementou a promotora de Justiça Maria Elda Fernandes.

3U2A3481O secretário de Cultura, Guilherme Reis, falou sobre o planejamento do governo e sobre as providências que estão sendo adotadas pelos diversos órgãos. Segundo ele, em novembro de 2015 houve a primeira reunião com os representantes de blocos, uma forma de diálogo com todos os envolvidos. "É preciso modernizar a relação do Estado com essa festa bonita que é o Carnaval e também com aqueles que não querem participar. O poder público precisa repensar a forma de financiamento e a legislação em vigor", destacou. Ele também afirmou que está sendo montado um grupo de trabalho que deverá, a partir de março, se reunir para pensar o Carnaval de 2017. Também participaram da reunião representantes dos Instituto Brasília Ambiental (Ibram), do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e das Administrações Regionais do Lago Sul e do Cruzeiro.

Saiba mais – O MPDFT tem atuado para aliar os interesses dos foliões às questões de segurança, limpeza urbana e ordem pública. Em 26 de janeiro, o Ministério Público recebeu representantes de associações de moradores, prefeitos de quadras e conselhos comunitários para discutir demandas relacionadas aos blocos de carnaval que desfilam pelas quadras residenciais do Plano Piloto. Eles se queixam do barulho excessivo e da falta de estrutura condizente com o porte dos eventos, que atraem milhares de pessoas. Uma reunião aberta ao público foi realizada em 18 de janeiro para esclarecer a população sobre a mudança de trajeto do bloco Suvaco da Asa, que desfilou em 23 de janeiro.

Leia mais

MPDFT abre espaço para diálogo sobre trajeto do bloco Suvaco da Asa Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.