Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT lança projeto 'Caminhos para a paz: Direito e mediação social nas escolas de Sobradinho'

MPDFT

Menu
<

Capa cartilha GaseCom a missão de disseminar a cultura de paz nas escolas, o Núcleo Regional do Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase) da Promotoria de Justiça de Sobradinho lança, na próxima segunda-feira, 9 de maio, o projeto "Caminhos para a paz: Direito e mediação social nas escolas de Sobradinho". O eixo central é o desenvolvimento de ações para a cidadania e a mediação social de conflitos junto à comunidade escolar da região. O projeto-piloto será implantado no Centro de Ensino Fundamental 4 (CEF 4) em razão do alto índice de registros de violência na escola.

O lançamento será realizado dentro da programação da Semana de Educação para a Vida, promovida anualmente pela Secretaria de Educação e parceiros. O objetivo do evento é trabalhar com os estudantes conteúdos importantes não constantes do currículo obrigatório. Como atividades inaugurais, estão previstas duas ações voltadas ao debate de novos paradigmas para o sistema educacional, que contemplem uma perspectiva de cidadania plena.

No primeiro dia, haverá oficina com apresentação teatral – promovida em parceria com o grupo “Onda” do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) – e atividades em grupo com os alunos sobre o tema “Qual escola queremos construir?”. No segundo dia, 10 de maio, os estudantes receberão a contadora de histórias Sumaya Dounis para uma conversa entremeada de contos sobre o poder dos sonhos.

O coordenador do Gase na Promotoria de Justiça de Sobradinho, promotor de Justiça Pedro Thomé de Arruda Neto, fará o lançamento do projeto no auditório da Coordenadoria Regional de Ensino da cidade. Ele explica que, além das atividades iniciais, a ideia é promover na escola um projeto de mediação social envolvendo toda a comunidade escolar. “É importante tentar resolver os conflitos antes que cheguem à esfera judicial, trazendo para o ambiente escolar as técnicas de mediação dos conflitos. Uma situação de bullying, por exemplo, pode ser resolvida na própria escola envolvendo toda a comunidade escolar”, afirma.

Grupo de Apoio à Segurança Escolar de Sobradinho

 

O Gase, que tem como missão promover ações para a prevenção e o enfrentamento às práticas de violência nas escolas, teve início em Sobradinho no final de 2015. Integrantes da Promotoria de Justiça da cidade abraçaram a iniciativa como forma de desenvolver ações estratégicas voltadas às políticas de segurança e educação em parceria com as diretorias de escolas da rede pública. “Nosso desafio é fomentar a implementação da mediação, além de envolver a comunidade escolar na construção de soluções conjuntas”, explica o promotor de Justiça Pedro Thomé de Arruda Neto.

Desde 2005, o Gase funcionava apenas com uma unidade central na Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc), na Asa Norte. A proposta de implementar núcleos regionais visa a fortalecer o relacionamento com as escolas e multiplicar as ações em todo o DF.

Conheça a cartilha do Gase.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

.: voltar :.