Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - 4º Concurso Cultural de Samambaia: chegou o grande dia!

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Jurados escolherão os melhores trabalhos dentre os quase 50 inscritos na competição, que este ano tem como tema a corrupção

Os estudantes das escolas públicas de Samambaia e do Recanto das Emas vão descobrir, na próxima quarta-feira, 9 de novembro, às 14h, quem são os vencedores do 4º Concurso Cultural promovido pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Foram 48 trabalhos inscritos, entre redações, curtas-metragens e cartazes. O tema deste ano faz referência à companha "O que você tem a ver com a corrupção?". O evento de premiação será realizado no auditório da sede do MPDFT.

Segundo a promotora de Justiça Hiza Lima, o objetivo do concurso é promover a cidadania e a cultura da paz nas instituições educacionais públicas dessas cidades, bem como fomentar a reflexão criativa e o debate sobre a corrupção no ambiente escolar. Além disso, a iniciativa visa a envolver os estudantes no diagnóstico dos problemas relacionados à corrupção praticada no cotidiano, bem como desenvolver e vivenciar, por meio da arte, proposta de ações e soluções.

O concurso foi dividido em três categorias: infantil (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), infantojuvenil (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e juvenil (do 1º ao 3º ano do Ensino Médio). Em 2015, foi criada a categoria especial, que vai premiar o professor que melhor trabalhou a temática em sala de aula. Os alunos fizeram três tipos de trabalhos, de acordo com a categoria: redação, curta-metragem e cartaz. A melhor redação renderá ao estudante um tablet. Os demais trabalhos, produzidos em grupo, serão premiados com um passeio ao cinema. Os recursos da premiação são decorrentes de fiança e doações da Receita Federal.

O Concurso

O Concurso Cultural de Samambaia teve a sua primeira edição em 2009, com o tema "A paz que se constrói", promovido pela Promotoria de Justiça da cidade com a parceria da Coordenação Regional de Ensino e do Batalhão Escolar. O objetivo foi apresentar os Conselhos de Segurança Escolar como um meio de consolidar a cidadania ativa no ambiente escolar na busca de soluções para a questão da violência. Em 2012, o projeto foi formalizado pelo MPDFT. Nesse período, consolidou-se a cooperação com a Regional de Ensino de Samambaia. Em sua segunda edição, em 2013, o tema do concurso foi "Respeito é bom e eu gosto!". Em 2014, os alunos trabalharam o tema: "Conte até 10. Paz! Essa é a atitude". Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.