Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Concurso Cultural lançado pela Promotoria de Justiça de Samambaia inspira outros “Lucas” a combaterem a corrupção

MPDFT

Menu
<

Lucas concurso cultural samambaiaO jovem Lucas Yuri Marques, 16 anos, morador de Samambaia, ficou conhecido no Brasil por um gesto de honestidade: ele devolveu uma carteira contendo R$ 1,6 mil, que encontrou jogada entre sacos de lixo. O dono do dinheiro, o pedreiro aposentado Benício Eleutério Sobrinho, 66 anos, também morador da cidade, perdeu o objeto sem querer, quando saía, às pressas, para uma consulta médica.

A atitude de Lucas Yuri vai ao encontro do propósito do 4º Concurso Cultural que a Promotoria de Justiça de Samambaia realiza na cidade e no Recanto das Emas com alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. O tema deste ano  “O que Você Tem a Ver com a Corrupção?” - pretende conscientizar crianças e adolescentes sobre o valor da ética nos pequenos atos do cotidiano e sua relação com os grandes escândalos de corrupção do país.

Segundo o jovem, devolver o dinheiro foi gratificante. “Eu não sabia das condições de vida dele, mesmo assim, sentia um peso na consciência e estava muito tenso porque não queria ficar com uma coisa que não era minha. Depois fiquei muito feliz em estar ajudando alguém”, comenta.

A atitude do aluno trouxe boas repercussões não apenas na mídia, mas, especialmente, na comunidade escolar, que ficou honrada com a propagação da boa notícia sobre o dia a dia da cidade de Samambaia, que é sempre associada com a criminalidade.

O CEF 312, onde Lucas Yuri estuda, participa do concurso desde a primeira edição, quando uma das turmas foi campeã na etapa final. Em 2014, a escola ficou em primeiro lugar na categoria redação. Andressa Nunes, aluna do 8º ano, escreveu sobre como trocar a raiva pela paz e sobre a importância de tratar as outras pessoas como gostaria de ser tratada. Neste ano, os alunos e professores já estão trabalhando o tema proposto pelo Ministério Público.

Antônio Carlos do Patrocínio, supervisor pedagógico, explica que o Concurso Cultural já é rotina na escola e que os temas passam a integrar o sistema de avaliações do terceiro período. Acrescenta que a equipe de docentes reserva espaço nas coordenações para discutir como o tema será desenvolvido. "Este ano, será realizado um concurso interno com as redações trabalhadas pela equipe de Português e pelos curtas-metragens frutos das discussões nas matérias Projetos Interdisciplinares I e II”, relata.

“A atitude de Lucas é a inspiração para continuarmos nosso trabalho. Trata-se de um exemplo concreto de que os jovens do nosso país têm ética e que podem realizar o sonho de todos nós de uma democracia consolidada e fundamentada em princípios como a honestidade”, acredita a promotora de Justiça de Samambaia Hiza Maria Silva Carpina, uma das coordenadoras do evento.

Regras para participar – O concurso é dividido em três categorias: infantil (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), infantojuvenil (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e juvenil (do 1º ao 3º ano do Ensino Médio). Além disso, neste ano haverá a categoria especial, que vai premiar o professor que trabalhou melhor a temática em sala de aula. Os alunos podem fazer três tipos de trabalhos, de acordo com a categoria: cartaz, redação e curta-metragem. Os estudantes vencedores ganharão notebooks e tablets, para auxiliar nos estudos, e a turma, um passeio.

Clique aqui e confira o regulamento.

Para saber mais, curta a página do concurso no Facebook.

Sobre o concurso – O Concurso Cultural de Samambaia teve a sua primeira edição em 2009, com o tema A Paz que se Constrói, promovido pela Promotoria de Justiça da cidade com a parceria da Coordenação Regional de Ensino e do Batalhão Escolar. O objetivo foi apresentar os Conselhos de Segurança Escolar como um meio de consolidar a cidadania ativa no ambiente escolar na busca de soluções para a questão da violência. Em 2012, o projeto foi formalizado pelo MPDFT. Nesse período, consolidou-se a cooperação com a Regional de Ensino de Samambaia. Em sua segunda edição, em 2013, o tema do concurso foi Respeito é Bom e eu Gosto!. Em 2014, os alunos trabalharam o tema: Conte até 10. Paz! Essa é a Atitude.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.