Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Patrimônio cultural: MPDFT solicita informações ao GDF sobre obras no Espaço Renato Russo

MPDFT

Menu
<
Após informações divulgadas na imprensa sobre a reforma do Espaço Cultural Renato Russo, a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) solicitou, no prazo de 30 dias, informações sobre o início das obras à Secretaria de Cultura, inclusive com o envio do cronograma. O local foi interditado em dezembro de 2013, pela Agência de Fiscalização do DF (Agefis) e pelo Corpo de Bombeiros, por não seguir normas de segurança e de acessibilidade.
 
Segundo a matéria jornalística, as obras foram orçadas em R$ 30 milhões, mas a Secretaria de Cultura readequou os custos da reforma para R$ 7,6 milhões. O valor, disponibilizado pela Terracap, seria utilizado no reparo da parte elétrica, na construção de camarim e na instalação de projetos de iluminação, acústico e cênico. Também deve ser reativada a sala Marco Antônio Guimarães, que poderá ser usada para cinema, dança e teatro, além da sala multiuso.
 
História – O primeiro edifício, que deu origem ao complexo cultural da 508 Sul, na década de 1970, situava-se num setor destinado ao comércio, com galpões de estocagem de materiais de um lado, pela W2, e área de comércio, atendimento e administração voltada para a W3.
 
Nesse período, a sede da Fundação Cultural do Distrito Federal (FCDF) era localizada em um dos galpões da 508 Sul. A FCDF lutou para incorporar parte do bloco A da 508 Sul, onde então funcionava a Secretaria de Finanças. Nesse espaço, voltado para a W3, foram instaladas as primeiras galerias. A primeira foi inaugurada em 1973, com exposição do arquiteto japonês Kenzo Tange.
 
As galerias B e C foram abertas em seguida, e alguns atores começam a ensaiar nessas dependências nas horas vagas. Importantes exposições passaram a ser realizadas. Em 1993, o local foi reinaugurado como Espaço Cultural Renato Russo, depois de quase quatro anos em obras, com verba da fundação japonesa Mokiti Okada.
 
Com informações do site Anuário do DF

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
 
.: voltar :.