Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Prodema participa de comemorações do Dia Internacional dos Museus

MPDFT

Menu
<

PRODEMA visita o meseu histórico de Planaltina-DF 509Nessa segunda-feira, dia 18, data em que se comemorou o Dia Internacional dos Museus, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema) participou da abertura da exposição Museu Espaço Sensível no Museu Histórico e Artístico de Planaltina. O artista franco-italiano Gaspare Di Caro, estudantes, professores da Universidade de Brasília (UnB), representantes da comunidade de Planaltina e museólogos também prestigiaram o evento.

Durante a visita, o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista enfatizou que a união da sociedade com entidades públicas e gestores abre espaço para a revitalização dos museus. "Esta exposição é o início da utilização dos museus como espaço democrático de interação entre o antigo e o contemporâneo", afirmou. O coordenador de Sistema de Museus do Distrito Federal, Wagner Barja, também aprovou a iniciativa da exposição no local: "O acervo de arte contemporânea não comprometeu a estrutura original do museu", completou

A mostra fica aberta ao público até o dia 3 de junho. Obras dos seguintes artistas estão em exposição: Amilcar de Castro, Ana Maria Tavares, Ana Miguel, Andréa Campos de Sá, Bené Fonteles, Carppio de Morais, Darlan Rosa, Elder Rocha Filho, Félix Bressan, Flávio Cerqueira, Gaspare Di Caro, José Roberto Furquim, Nazareno, Nino Cais, Regina Ramalho, Ricardo Stumm, Rodrigo Rosa, Sanagê, Sérgio Romagnolo, Suyan de Mattos e Waleska Reuter.

Em 2007, a Prodema denunciou o precário estado de conservação do espaço, que é tombado e havia sido fechado em outubro de 2003, após um veículo ter se chocado contra uma de suas paredes. Em 2012, a Justiça condenou o GDF a realizar a manutenção periódica do Museu Histórico e Artístico de Planaltina. Esse resultado é uma resposta à ação civil pública ajuizada pelo MPDFT, em julho de 2007, sobre o estado de conservação do local.

PRODEMA visita o meseu histórico de Planaltina-DF 134

Museu Histórico e Artístico de Planaltina – A casa que abriga o museu foi construída no início do século XX, por Afonso Coelho Silva Campos, que hospedou as caravanas que se dirigiam ao Planalto Central para realizar estudos relativos à implantação da nova capital. O museu foi inaugurado em 22 de abril de 1974.

Serviço
Local: Museu Histórico e Artístico de Planaltina – Praça Cel. Salviano Monteiro Guimarães – Setor Tradicional
Data: de 19 de maio a 3 de junho de 2015
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h


Leia mais

GDF terá de fazer manutenção periódica do Museu Histórico e Artístico de Planaltina Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.