Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza seminário de combate à violência contra a pessoa idosa

MPDFT

Menu
<

Denúncias de violência contra idosos cresceram 46% em 2013

seminarioO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realiza, no próximo dia 20, o seminário “Políticas Públicas de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa”. O objetivo é discutir políticas específicas para esse segmento da população devido ao aumento de 46% nos registros de violência no último ano. A iniciativa é da Central Judicial do Idoso, composta pela Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa, pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) e pela Defensoria Pública do DF (DPDF). O evento será aberto ao público e acontecerá no auditório do MPDFT das 13h30 às 17h.

Na ocasião, será apresentada a segunda edição do “Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no Distrito Federal”. O número de denúncias saltou de 2.089, em 2012, para 3.052, em 2013, um aumento de 46%. Para a titular da Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa, Sandra Julião, que também atua na coordenação da Central, esse aumento não representa apenas uma maior disposição em denunciar, mas sim um real aumento nos casos de violência. “Por essa razão, vamos discutir políticas públicas; não adianta trabalhar apenas na repressão, é preciso discutir as causas”, ressalta.

Estão programadas também a palestra “Políticas Públicas de Combate à Violência contra o Idoso no Brasil", a dinâmica “Sentir-se Idoso” e a entrega de uma proposta para a criação da Delegacia do Idoso do DF. “Os idosos precisam de um atendimento diferenciado, por isso a criação de uma delegacia especializada seria um importante canal no auxílio ao combate dos casos de violência”, explica Julião.

O evento é direcionado a juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, servidores do Ministério Público, do Judiciário e da Defensoria Pública, policiais civis e militares e toda a rede de atenção à pessoa idosa do Distrito Federal. Não é necessária a inscrição prévia. Os interessados podem fazer o credenciamento no início do evento para obterem certificação.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Mapa da Violência

A publicação é resultado do esforço conjunto das três instituições que integram a Central: Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) e Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). A segunda edição do Mapa foi construída a partir da compilação de dados de diferentes fontes, no período compreendido entre janeiro de 2008 e dezembro de 2013. O documento foi diagramado em forma cartilha e será distribuído durante o seminário.

Dos idosos que sofreram algum tipo de violência, 60,63% eram mulheres. Os tipos mais comuns de violência são a psicológica, com 32,53% dos casos, seguida da negligência, com 27,17%, da violência física, com 17%, e da financeira, com 16,99%. Em relação às regiões administrativas do DF com maior incidência de casos de violência, destacam-se Ceilândia, com 16,47%; Brasília, com 10,97%; e Taguatinga, com 10,71%. A pesquisa mostrou ainda que 59,34% dos agressores eram os próprios filhos e filhas e que, em apenas 1,5% dos casos, o cuidador era quem agredia a pessoa idosa.

Central Judicial do Idoso

Trata-se de uma proposta pioneira no judiciário nacional, fruto de um convênio entre o MPDFT, o TJDFT e a DPDF, que visa a desenvolver um trabalho preventivo nas questões relacionadas ao envelhecimento.

O trabalho desenvolvido pela Central pretende atender as reclamações de violação dos direitos dos idosos e investir no processo de fortalecimento das redes sociais existentes. Para concretizar seus objetivos, conta com uma equipe multidisciplinar que faz atendimento especializado e encaminha a demanda para o órgão competente ou realiza intervenção psicossocial .

Serviço

Seminário “Políticas Públicas de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa”

Data: 20 de novembro

Horário: das 13h30 às 17h

Local: Auditório do MPDFT – Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2

.: voltar :.