Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Concurso Cultural de Samambaia premia alunos por trabalhos contra a violência

MPDFT

Menu
<

Concurso Cultural _ Alunas vencedoras na categoria redação Alunos da rede pública de Samambaia receberam, nesta quinta-feira, dia 13, a premiação do 3º Concurso Cultural realizado pela Promotoria de Justiça de Samambaia. Cartazes, redações e vídeos revelaram o que crianças e adolescentes pensam sobre o problema da violência, das drogas e sobre a importância do respeito entre as pessoas. O concurso realizado pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) adotou este ano o tema Conte até 10. Paz! Essa é a atitude. Quinze escolas produziram trabalhos ao longo do ano e, ontem, cerca de 300 crianças e adolescentes compareceram ao evento no Edifício-Sede do MPDFT.

As promotoras de Justiça idealizadoras do projeto, Hiza Lima e Raquel Aparecida Lopes, na abertura da premiação, agradeceram o envolvimento e reforçaram a mensagem de que todos somos responsáveis pela paz. "É necessário a participação de cada criança, de cada jovem, de cada profissional, de cada cidadão para que a paz seja uma realidade. Por isso, paz: essa é a atitude", falou Raquel Lopes. As promotoras também aproveitaram o evento para anunciar o tema de 2015: "O que você tem a ver com a corrupção?".

A iniciativa conta com a parceria da Coordenação Regional de Ensino de Samambaia. Participaram do evento os estabelecimentos de ensino que possuem Conselhos de Segurança Escolar em funcionamento. A coordenadora Regional de Ensino, Terezinha Vieira, destacou o empenho de todos os alunos e educadores envolvidos e agradeceu ao MPDFT: " O Ministério Público abre suas portas, se envolve, nos encoraja a participar e com isso ajuda a sociedade a mudar".

Concurso Cultural _ modalidade cartaz _ Escola Classe 303
Premiação

A revelação dos vencedores é sempre um momento de grande emoção, não só para os alunos, mas, em especial, para os educadores. Na categoria infantil, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos produziram cartazes que ilustram o exercício da cidadania e o respeito aos direitos, com ênfase na abordagem da cartilha "Turma da Mônica e o Ministério Público". O cartaz vencedor foi elaborado por alunos do 5 º ano A, da Escola Classe 303. Emocionada, a orientadora educacional Juliana Ruas falou do esforço para participar do projeto. "Chegar até aqui foi tão sofrido, muita coisa deu errado, ganhar é muita alegria. A turma e a professora abraçaram a causa junto comigo e deu certo", contou após receber a premiação. A turma vencedora ganhou um passeio ao Parque Nicolândia e a escola classe ganhou um notebook.

Na modalidade curta-metragem, categoria infantojuvenil, o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 404 foi o vencedor com o vídeo "Que caminho você quer?". Já na modalidade juvenil, para alunos do Ensino Médio, o vídeo ganhador foi produzido por alunos do 2º ano do Centro de Ensino Médio (CEM) 304. Alice Kelly, 17 anos, dirigiu os colegas. "Mostramos que os jovens podem escolher, que há outros caminhos. Nosso grupo se dedicou, mas não esperávamos chegar até aqui", disse. Como prêmio, as escolas receberam notebooks e os alunos ganharam um passeio ao Parque Nicolândia, no Parque da Cidade.

Concurso Cultural _ Vencedores curta-metragem CEM 304Na produção literária, duas meninas tiveram suas redações escolhidas como as melhores do concurso. Andressa Nunes, 13 anos, aluna do 8º ano do CEF 312, escreveu sobre como trocar a raiva pela paz e sobre a importância de tratar as outras pessoas como gostaria de ser tratada. "Acho que a violência é realmente um problema nas escolas, contar até 10, pensar antes de agir, pode fazer a diferença".

Na categoria juvenil, Juliana Barbosa, 17 anos, do 3º ano do ensino médio do CEM 414, destacou-se com uma redação sobre atitudes que ferem a dignidade humana. "Em alguns momentos, agimos de forma rude, até mesmo sem intenção. Pensar nesses pequenos detalhes já é uma mudança." Ela elogiou a inciativa do concurso cultural. "Projetos como esse deveriam ser feitos com mais frequência, a campanha foi boa por que fez a gente parar, pensar e repensar as atitudes", enfatizou. Como prêmio, cada uma das alunas ganhou um tablet.

Como jurados, participaram as promotoras de Justiça Lenna Daher, da Corregedoria; Juliana Ribeiro, da PJ Infracional de Samambaia; Catia Vergara e Márcia da Rocha, da PJ de Defesa da Educação; o coordenador de Comunicação do MPDFT, Jun Tomikawa, e a representante da Regional de Ensino de Samambaia, Marly Ferreira. Também prestigiaram a premiação a subsecretária de Educação Básica do DF, Edileuza Fernandes, e as procuradoras de Justiça Zenaide Souto Martins e Maria Rosynete de Oliveira Lima, ouvidora do MPDFT.

  • Cliquei aqui para ler a redação vencedora na categoria infantojuvenil. Autora: Andressa Nunes, do CEF 312.
  • Cliquei aqui para ler a redação vencedora na categoria juvenil. Autora: Juliana Barbosa, do CEM 414.
Vídeo categoria infantojuvenil - vencedor Centro de Ensino Fundamental 404


Vídeo categoria infantojuvenil - vencedor Centro de Ensino Médio 304


 

 


.: voltar :.