Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Pessoas idosas e com deficiência são o tema do Papo em Família de outubro

MPDFT

Menu
<

O Papo em Família do mês de outubro traz uma série de questões sobre idosos e pessoas com deficiência. O programa explica aos ouvintes quais são os direitos e deveres das pessoas acima de 60 anos e as consequências que pode sofrer quem pratica alguma agressão contra eles. Serão discutidos também quais as responsabilidades da família ao cuidar de pessoas com deficiências físicas e intelectuais. 

Nos dois primeiros programas é a promotora de Justiça da Pessoa Idosa, Sandra Julião, quem explica sobre questões relacionadas às violências física e psicológica e medidas protetivas para o idoso. “O crescimento do número de idosos no Brasil é proporcional ao aumento da violência contra eles”, diz a promotora de Justiça. Ela também fala sobre o Estatuto do Idoso, ferramenta que já existe há dez anos e teve como principal inovação a criação de instrumentos para proteger a pessoa idosa que se encontra em uma situação de risco. “Antigamente era muito mais difícil tirar o idoso agredido do convívio familiar, hoje o processo é simples e rápido”, explica Julião. 

Na terceira e quarta edições, o Papo em Família recebe a titular da promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência, Wanessa Alvim. Ela explica a melhor forma de referir-se a pessoas com deficiência, o papel da família e a atuação da Promotoria em casos de crimes cometidos contra essas pessoas. A promotora explica que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos das outras, mas por conta das dificuldades e barrerias físicas, arquitetônicas e de comportamento é necessário que haja uma compensação para alcançar uma igualdade. “Questões de acessibilidade são a maior demanda que temos na nossa Promotoria e geralmente são os familiares que se certificam de garantir esses direitos”, conclui a promotora de Justiça. 

O Papo em família é um programa de rádio produzido pelo Ministério do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que tem como objetivo informar o cidadão por meio de uma linguagem simples sobre os seus direitos e deveres relacionados ao direito da família. Dúvidas, perguntas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Para escutar todos os programas do mês de outubro, clique aqui.

 

.: voltar :.