Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Eunice Carvalhido conclui mandato à frente do CNPG

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

A presidência da instituição passa ao procurador-geral de Justiça do MPRS

Eunice Carvalhido em Porto Alegre  Após um ano de mandato como presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), a procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios, Eunice Carvalhido, transmitiu, nesta quinta-feira, dia 21, a presidência do colegiado ao procurador-geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga. A cerimônia de posse do novo presidente aconteceu na sede do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul.

Ao se despedir do cargo, Eunice Carvalhido relembrou as principais atividades desenvolvidas em sua gestão, como o acompanhamento semanal de mais de 50 projetos de lei e propostas de emenda à constituição no Congresso Nacional, por meio da Agenda Legislativa do CNPG. Outra conquista importante foi a positivação, pela primeira vez, do CNPG na Lei Federal n.º 12.986, de 2 de junho de 2014, que trata da composição do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

O colegiado também acompanhou os esforços pelo reconhecimento da legitimidade dos Ministérios Públicos dos Estados e de alguns ramos da União para atuar como parte perante os Tribunais Superiores. Houve ainda aproximação com diversos órgãos do Poder Executivo e do próprio Ministério Público, como a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais (CNCG), o Conselho Nacional dos Ouvidores (Cnomp) e o Colégio de Diretores e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (Cdemp).

"A efemeridade de um mandato não nos permite fazer tudo o que sonhamos. Às vezes, não nos permite nem o necessário. Mas a parceria inestimável e o apoio irrestrito dos meus colegas procuradores-gerais de Justiça fizeram toda a diferença", enfatizou Eunice Carvalhido.

O presidente recém-empossado, Eduardo de Lima Veiga, ressaltou a importância do papel constitucional conferido ao Ministério Público como órgão essencial ao Estado Democrático. Ele também elogiou Eunice Carvalhido pela serenidade e pelo exercício liderança que desempenha no Ministério Público. Para o mandato que se inicia, o novo presidente enfatizou a dignidade da pessoa humana como princípio norteador de todas as ações. E ressaltou, ainda, que está otimista com o desafio que assumiu: "não vejo outro sentimento melhor [do que o otimismo] para encarar o desafio e a enorme responsabilidade com que o Ministério Público brasileiro me distinguiu, mais ainda na presença generosa de vocês", disse. 

.: voltar :.