Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT promove encontro para mulheres e homens envolvidos nos crimes de violência doméstica

MPDFT

Menu
<

A Promotoria de Justiça de Brazlândia realiza, nos dias 15 e 22 de julho, a 3ª edição do “Tardes de Reflexão” de 2014. O projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e tem por objetivo promover o acolhimento de mulheres e homens envolvidos nos crimes de violência doméstica.

Foram convidadas 53 mulheres vítimas para o primeiro encontro que acontecerá na próxima terça-feira, dia 15, a partir das 14h30. Na semana seguinte, dia 22, será a vez dos homens envolvidos nos crimes de violência doméstica. Ao todo, 48 foram convidados. Como forma de promover a reflexão, serão apresentados vídeos, dados históricos e estatísticos. Ao final, haverá debates e os participantes responderão uma enquete sobre o tema e sobre a atuação da Justiça. Os dois encontros serão realizados no Fórum de Brazlândia.

As reuniões serão conduzidas por profissionais do Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavd) e do Centro de Atendimento Multidisciplinar (Ceam) da Secretaria de Estado da Mulher. O psicólogo Luiz Henrique Aguiar acolherá o grupo de mulheres, enquanto a psicóloga Luisa Pereira e a assistente social Elisângela Leal receberão o grupo de homens. Os encontros contam, ainda, com a presença dos analistas processuais do MPDFT Carolina Castelo Branco e Suedney dos Santos, que prestarão esclarecimentos sobre os aspectos legais relacionados à violência doméstica.

Reincidência

Dados reunidos pela Coordenadoria Administrativa das Promotorias de Justiça de Brazlândia mostram que o programa é um exemplo de prevenção à reincidência nos crimes relacionados à violência doméstica. Até dezembro do ano passado, entre os participantes das Tardes em 2012, 87,01% não se envolveram em novos episódios de violência doméstica. Ao todo, 77 agressores participaram das “Tardes de Reflexão” em 2012.

Outro dado relevante é que o índice de novas agressões entre os participantes, de 12,99%, é menor comparado ao índice de agressões entre os homens convidados e que não participaram das reuniões de 2012, apurado em 17,24%. Destaca-se, também, que houve uma ligeira queda no índice de reincidência entre os que compareceram em 2012, comparado ao ano de 2011, que foi de 13,73%.

.: voltar :.