Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Projeto “Tardes de reflexão” recebe 24 autores de violência doméstica em Brazlândia

MPDFT

Menu
<

Mais um grupo de homens envolvidos no crime de violência doméstica tiveram a oportunidade de repensar as suas atitudes. A Promotoria de Justiça de Brazlândia realizou, nesta terça-feira, dia 13, a segunda reunião do projeto "Tardes de Reflexão". Ao todo, 24 homens compareceram ao fórum da cidade para o encontro. Eles foram convidados a refletir sobre questões de gênero e masculinidade. Na próxima semana, dia 20, será a vez das vítimas participarem do projeto. Foram convidadas 51 mulheres para a reunião.

A reunião foi dividida em duas partes. A primeira foi conduzida pelo analista processual do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) Suedney dos Santos, que além de prestar esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha falou sobre medidas protetivas e tipos de violência.

A segunda parte foi dirigida pela psicóloga Luisa Lara e a assistente social Elisângela Curado, do Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavd). Elas explicaram que o objetivo da reunião é promover a responsabilização e a educação de autores de violência doméstica contra mulheres, baseado nos artigos 35 e 45 da Lei Maria da Penha. Também foi apresentado o vídeo “Acorda, Raimundo... Acorda!” para instigar os participantes à reflexão sobre as questões de gênero.

Depoimentos

Para Augusto*, o encontro foi muito produtivo. “Quando o homem é ofendido costuma usar a violência para mostrar que é homem de verdade. Com o que escutamos aqui, a gente pensa um pouco mais”, completou. Já Rafael* reconheceu a importância da responsabilização dos autores de violência doméstica. “A gente não pode colocar a culpa da violência em nada. O álcool, por exemplo, é um desculpa, um pretexto e não a causa”, concluiu. 

*Nomes fictícios

.: voltar :.