Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Simpósio discute exploração sexual de crianças e adolescentes

MPDFT

Menu
<

Com o objetivo de refletir a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes e propor estratégias de enfrentamento a esse tipo de violência, principalmente com a proximidade de grandes eventos na Capital, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) realizará, nos dias 20 e 21, das 8h30 às 12h, um simpósio para debater o tema. Serão oferecidas 300 vagas, gratuitas, para o público externo. As inscrições deverão ser realizadas de 12 a 16 de maio no site da Instituição.

O evento será realizado no auditório do MPDFT e contará com a presença de promotores e juízes, especialistas e doutores em Serviço Social e Psicologia, além de outros profissionais que compõem a rede de proteção às crianças e aos adolescentes vítimas desse tipo de crime. Os temas centrais da discussão serão abuso sexual intrafamiliar, exploração sexual no Distrito Federal, oitiva especial de criança e adolescente e articulação do trabalho em rede, a fim de garantir acolhimento e intervenção qualificada.

Em 2013, o Distrito Federal registrou 785 comunicações de casos de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, segundo a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República. A preocupação com os números aumenta devido a proximidade da Copa do Mundo. Segundo pesquisa divulgada pela ONG sueca Child Hood, na África do Sul, sede do último mundial em 2010, o número de casos denunciados durante o evento aumentou 63%.

Crime Araceli

A data do simpósio lembra, também, um crime que chocou o País. Há 41 anos, em Vitória-ES, Araceli Cabrera Sanches, com apenas oito anos, foi sequestrada, drogada, estuprada e carbonizada por membros de uma tradicional família capixaba. O seu corpo apareceu em uma movimentada rua da cidade. O caso ficou impune. O "Crime Araceli" gerou revolta ao longo do tempo e em 2000 foi sancionada a Lei Federal 9970/00, que institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Serviço

Simpósio Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Data: 20 e 21 de maio
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório do MPDFT – Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2 

.: voltar :.