Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Eunice Carvalhido defende rejeição da PEC 37

MPDFT

Menu
<

Em entrevista concedida na manhã de quinta-feira, dia 20, ao programa Bom Dia Sergipe, a procuradora-geral de Justiça do DF e Territórios (MPDFT), Eunice Carvalhido, manifestou-se contra a PEC 37 e qualquer ato que impeça o livre exercício das atividades do Ministério Público. Também convocou a imprensa a apoiar o movimento contrário à aprovação da proposta na Câmara Federal.

 “A apresentação da PEC vai na contramão de todo o histórico do Ministério Público. Enquanto os criminosos se organizam para que sua atuação seja eficaz, a polícia e o MP estão se dividindo. Com essa divisão, nossas forças vão diminuindo. Já somos poucos para enfrentar os índices de violência, a corrupção em todo o país (…). Nós necessitamos de uma série de investimentos e, a partir do momento em que os recursos saem pelos ralos, a população sente essa falta”, disse.

Ao ser indagada sobre a votação da emenda, Eunice Carvalhido lembrou que o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público já vinham trabalhando para mostrar a “inconveniência” da aprovação da PEC 37. Também lembrou que o grupo de trabalho, mediado pelo Ministério da Justiça para tentar alcançar um consenso, não conseguiu apresentar um texto que agradasse a ambas as partes.

Eunice Carvalhido destacou ainda o efeito positivo das recentes manifestações. “Eu tenho a impressão de que os movimentos sociais realmente foram o que determinaram uma mudança de direcionamento”, explica. “A gente conta muito com a imprensa para divulgar a inconveniência da aprovação desta PEC”, conclui.

A procuradora-geral participou do programa, veiculado pela retransmissora da TV Globo em todo o estado de Sergipe, a convite e em substituição ao presidente do CNPG, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que, em razão de outros compromissos, não pode conceder a entrevista.

Clique aqui para conferir a entrevista.

Encontro do CNPG reúne procuradores-gerais em Sergipe

Eunice Carvalhido está em Sergipe desde quarta-feira, dia 19, para participar da reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, que reúne membros do MP de todo o Brasil para discutir temas de interesse público relacionados à atividade do MP. Na cerimônia de abertura estiveram presentes os procuradores-gerais de Justiça e seus representantes, autoridades, políticos e membros do Ministério Público de Sergipe.

Para ela, o encontro é uma oportunidade para discutir formas de se aproximar da população, de mostrar que o Ministério Público se caracteriza por interesses difusos que vão além de sua atuação na esfera criminal. Questões ambientais, saúde, educação, saneamento e o exercício da cidadania, dentre outros, são temas que, segundo a procuradora, merecem um cuidado especial por parte do MP. “Esse é o papel do Ministério Público também. É o Ministério Público fora do seu gabinete de trabalho, junto com a comunidade, mostrando que nós temos esse viés de atuação”, ressalta. 

 

.: voltar :.