Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Estudo aponta que 24% dos homicídios cometidos no DF são por impulso ou futilidade

MPDFT

Menu
<

Durante a apresentação da campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, nesta quinta-feira, dia 8, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) apresentaram dados estatísticos sobre a motivação dos homicídios dolosos cometidos por impulso no Brasil. A campanha tem como objetivo conscientizar a população a manter o controle em situações de conflito.

O levantamento mostrou que 24% dos crimes cometidos no DF são por impulso ou futilidade. Entre janeiro e junho deste ano foram apurados 396 homicídios divididos em duas categorias: com identificação da causa provável e sem identificação. No primeiro grupo, drogas e acertos de contas apresentaram os maiores números – respectivamente, 50 e 35 –, seguidos dos crimes passionais, por embriaguez e cometido por gangues.

Segundo o  gestor  da  Enasp no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), promotor de Justiça Daniel Bernoulli, o mote da campanha é chamar a sociedade para refletir acerca das atitudes impulsivas e não pensadas, bem como prevenir mortes decorrentes de futilidades. Esses crimes costumam causar muitos danos, para a vítima, seus familiares e para autor da conduta. “No mundo de hoje, a intolerância e o egocentrismo têm, cada vez mais, ocupado o banco dos réus nos plenários dos Tribunais do Júri Brasil afora”, acrescentou.

A pesquisa considerou apenas os homicídios dolosos, que são o objeto da campanha. Conte até dez e mantenha o controle antes de cometer qualquer violência.

Confira aqui o estudo completo.

.: voltar :.