Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ministério Público cobra convênio da Secretaria de Educação com o Instituto Histórico e Geográfico do DF

MPDFT

Menu
<
Acordo permitia a formação de estudantes e professores da rede pública de ensino em História do DF e do Planalto Central

DrRobertoCarlosvisitaIHG1Em visita ao Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, no último dia 24, o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), Roberto Carlos Batista, tomou conhecimento de que há um ano o convênio entre a Secretaria de Educação e o Instituto Histórico e Geográfico – que permitia a formação de professores e alunos da rede oficial de ensino em História do DF e do Planalto Central – expirou. Apesar do sucesso do programa, que conta com o corpo discente da própria Secretaria, o titular da pasta apresenta dificuldades em renová-lo.

O Instituto, no âmbito do Distrito Federal, é o único centro cultural que oferece esse tipo de formação para alunos e professores. O órgão é responsável pelo ensino da cultura, história regional e local. “Não se pode compreender a existência de eventual razão para inviabilizar o ensino da História de Brasília à rede pública do DF, pois o Instituto Histórico e Geográfico é o único lugar do mundo que tal história é ministrada”, pondera Affonso Heliodoro, presidente do órgão.

Batista, em face do impasse, requisitou informações do secretário de Educação, Denilson da Costa, e encaminhou cópia do ofício ao governador de DF, Agnelo Queiroz. Um procedimento administrativo também será instaurado para acompanhar o caso. Para o promotor de Justiça, “a difusão da história e cultura do DF atende os preceitos da Lei Orgânica do Distrito Federal e da Constituição Federal”, destaca.

.: voltar :.