Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza encontros semanais com vítimas de violência doméstica em Sobradinho

MPDFT

Menu
<

As Promotorias de Justiça de Sobradinho, em parceria com a Secretaria da Mulher e as 13ª e 35ª Delegacias de Polícia, realizaram, na tarde da última segunda-feira, 27, o terceiro encontro semanal de acolhimento multidisciplinar com vítimas de violência doméstica. O objetivo é fazer com que as mulheres compreendam melhor a própria situação, as complexidades da agressão e tomem decisões a partir das informações recebidas.

Na delegacia, ao registrar o boletim de ocorrência, as vítimas são convidadas a participar dos encontros. Durante o acolhimento, elas têm suas queixas ouvidas, são conscientizadas acerca da violência doméstica e recebem esclarecimentos sobre os serviços psicossocial e jurídico de apoio existentes, além dos aspectos processuais de cada caso. “Algumas mulheres, depois da queixa na delegacia, desconhecem os passos seguintes. Às vezes, estão amparadas por medidas protetivas, mas quando isso é descumprido, não sabem para onde recorrer”, afirma o assistente social e chefe do Setor de Medidas Alternativas (Sema) de Sobradinho, Diogo Abe Ribeiro.

Realizado há um ano e meio, o projeto passa a ter frequência semanal. “Nós resolvemos fazer os encontros semanais porque durante as reuniões mensais o grupo era muito grande e não dávamos a atenção devida às mulheres. Agora, com essa mudança, podemos escutá-las melhor em suas particularidades”, explica Ribeiro.

Os encontros de acolhimento são coordenados pelas Promotorias de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Sobradinho, pelo Setor de Medidas Alternativas da cidade (Sema) e por integrantes do Núcleo de Atendimento a Famílias e Autores de Violência Doméstica (Nafavd). Participam profissionais com formação em Direito, Serviço Social e Psicologia.

Núcleos de Atendimento

Em parceria com a Secretaria da Mulher, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) inaugurou, em maio deste ano, em Sobradinho, o 10º Nafavd do DF. A unidade tem o objetivo de combater a violência intrafamiliar com ajuda de equipe multidisciplinar de profissionais.

Criados em 2003 pelo GDF, os Núcleos são coordenados pela Subsecretaria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, da Secretaria da Mulher. Em 2011 foram atendidos 367 homens, 458 mulheres, 22 adolescentes e 40 crianças, a partir de encaminhamentos judiciais e da Casa Abrigo, enquadrados na Lei Maria da Penha.

.: voltar :.