Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT viabiliza atendimento odontológico em entidade assistencial de Ceilândia

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Atendimento odontológico (Foto: José Evaldo Vilela)Graças a um pedido do MPDFT, os assistidos do Abrigo dos Excepcionais de Ceilândia receberam a visita de uma Unidade Móvel de Odontologia do Serviço Social do Comércio no DF (Sesc-DF). A equipe, composta por oito cirurgiões e quatro técnicos e auxiliares em saúde bucal, atendeu 29 dos 66 pacientes do Abrigo. Os funcionários do Sesc também prestaram atendimento odontológico a 17 dos 35 empregados da entidade assistencial. A Unidade Móvel permaneceu no local entre os dias 5 e 30 de dezembro de 2011.

A iniciativa de levar uma equipe odontológica ao abrigo partiu das Promotorias de Justiça Cíveis, Família, Órfãos e Sucessões de Ceilândia, que tem como uma de suas atribuições fiscalizar os abrigos que cuidam das pessoas com deficiência, em especial os curatelados - cidadãos que têm doença mental e que são acompanhados pela promotoria.

"No ano passado, fizemos um trabalho de aproximação com os assistidos do Abrigo. Levamos atores e cantores para alegrar os pacientes. No momento em que cantavam, percebemos que a saúde bucal dos assistidos e também dos funcionários da instituição estava bem prejudicada", explicou a promotora de Justiça Andréa Chaves. A partir dessa constatação, Andrea solicitou ao Sesc o apoio para ajudar a saúde daquelas pessoas. "Tentamos o apoio de várias instituições. Ficamos muito gratos de o Sesc ter se prontificado a ajudar aquelas pessoas carentes", disse.

Atendimento odontológico (Foto: José Evaldo Vilela)Um mês depois de feito o pedido, três consultórios, salas de raios-X e de esterilização estavam instaladas no Abrigo. Ao todo, foram realizadas 167 restaurações, 14 exodontias, três tratamentos de canal radicular, além de 41 profilaxias, 42 remoções de tártaro e 40 aplicações de flúor. "Foi complicado por conta da dificuldade de locomoção de alguns assistidos, já que a Unidade Móvel funciona em cima de uma carreta. Mas não desistimos. Tivemos o maior cuidado e carinho em tratá-los", explicou a gerente das unidades móveis do Sesc-DF, Quitéria Maria Dantas Lima. "A equipe de funcionários do Abrigo contribuiu muito para o êxito dos atendimentos", completou.

.: voltar :.