Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Projeto leva literatura aos jovens internos do Caje

MPDFT

Menu
<

Biblioteca do Caje (Foto:José Evaldo).jpgOs jovens do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) receberam, ontem (25/8), 838 livros arrecadados pelo programa Incentivando a Leitura. O projeto, idealizado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude (PDIJ) do MPDFT, teve início no dia 13 de julho com o objetivo de arrecadar livros para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação e ampliar o acesso à leitura aos jovens internados. O Caje foi o primeiro a receber as doações, mas o programa deve distribuir livros para as demais unidades de medidas socioeducativas do DF.

Mais 400 exemplares aguardam a catalogação para também comporem a biblioteca do Centro. O promotor de Justiça e coordenador do projeto, Renato Barão Varalda, acredita que o projeto só terá êxito com a participação da população. "A partir do momento que a sociedade toma conhecimento que doando um livro vai estar fazendo a diferença na cultura e educação do adolescente internado, a gente só tem a ganhar", disse. Para ele, todo livro doado para o Incentivando a Leitura será bem-vindo. O projeto já arrecadou livros didáticos e de literatura e até um exemplar do Alcorão, livro sagrado do islamismo.

A psicóloga da PDIJ Flávia Araújo destacou a importância que a participação de membros e servidores do MPDFT teve para a arrecadação dos exemplares, que até superou as expectativas da Promotoria. Flávia afirmou que o Incentivando a Leitura representa mais um caminho para o desenvolvimento dos jovens internos. Promotor de Justiça Renato Varalda entrega livros para a Diretora do Caje (Foto:José Evaldo).jpg

Segundo a vice-diretora do Caje, Sandra Pimpão, a biblioteca da instituição é bastante visitada pelos adolescentes e acredita que com os novos livros o interesse pela leitura irá aumentar. Sandra destacou a importância da utilização da biblioteca para as leituras indicadas pelo programa educacional Educação para Jovens e Adultos (EJA), aplicado dentro do Caje. "Pelo programa, os alunos devem frequentar a biblioteca. A leitura faz parte do currículo escolar deles", conta. A diretora do centro, Maria Beatriz Silva Carvalho, também acha o projeto muito importante e agradeceu a iniciativa da Promotoria.

As doações para o Incentivando a Leitura continuam, e podem ser feitas na própria Promotoria de Defesa da Infância e Juventude (PDIJ), localizada na 711/911 Norte. Mais informações sobre o projeto pelo telefone 3348-9000.

 

 

.: voltar :.