Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Promotoria do Paranoá realiza palestra sobre segurança no trânsito

MPDFT

Menu
<

Promotor de Justiça profere palestra sobre segurança no trânsito (Foto: José Evaldo Vilela)As pessoas que cometeram simples infrações de trânsito ou se envolveram em acidentes sem vítimas, no Paranoá e em Itapoã, podem ter como pena medidas alternativas. Dentre essas medidas, os infratores poderão participar de palestras educativas sobre segurança no trânsito. Como resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF, foi promovida, na manhã desta quarta-feira, a primeira palestra na sede da Promotoria de Justiça do Paranoá.

Promotor de Justiça e representante do Detran/DF (Foto: José Evaldo Vilela)O intuito destas palestras é conscientizar motoristas e pedestres para um trânsito mais seguro. Em audiências de suspensão condicional do processo ou transação penal, será exigido do beneficiado o comparecimento em uma das palestras agendadas. Segundo o Coordenador Administrativo da Promotoria de Justiça do Paranoá, Delson Luiz Bastos Ferro, muitas pessoas tem o sentimento de revolta ao serem penalizadas por infrações simples porque conhecem aqueles que cometem atos bárbaros no trânsito e não são punidos: "só punir não adianta porque não atinge a todos (infratores). Queremos sensibilizar para que cada um possa fazer sua parte", afirmou.

O técnico do Detran fala sobre o comportamento de motoristas e pedestres (Foto: José Evaldo Vilela)O técnico do Detran Thiago Eduardo Mesquita falou aos presentes sobre o comportamento de motoristas, pedestres e  ciclistas e abordou temas como direção defensiva e explicou que as reações de cada um podem gerar infrações, acidentes e até mortes. Segundo ele, muitas pessoas tem a visão errada de que o Detran é simplesmente punitivo. Para Thiago, essa parceria com o MPDFT visa trabalhar a educação e a prevenção para um trânsito mais seguro: "nosso foco é no comportamento de cada um no trânsito, pois isso determina o que pode acontecer", explicou.

Luciele Rodrigues participou da palestra (Foto: José Evaldo Vilela)Participaram do evento pessoas que cometeram infrações simples, como embriaguez ao volante ou dirigir sem carteira de habilitação. A vendedora Luciene Suares Rodrigues, 34 anos emprestou o carro para o filho Fernando Suares, de 19 anos, que não tem habilitação. "Ele pediu para ir buscar a irmã para almoçar. Como era apenas uma quadra depois da nossa, eu deixei", relatou. Luciene ressaltou que veio por obrigação e que a palestra seria mais importante para o filho, que ainda não possui carteira, pois ela já sabia como se comportar no trânsito.

O Coordenador Administrativo do Paranoá pretende expandir o projeto para todo o Distrito Federal, inclusive com palestras para alunos do ensino médio de escolas públicas. A exposição de hoje contou ainda com a participação de alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá. A aluna do 3º ano Natália Dantas acredita que eventos como este são fundamentais para todos, principalmente para ela que pretende tirar a carteira o quanto antes, pois já completou 18 anos. "É muito importante para conscientizar a população sobre como se comportar no trânsito, porque aqui em Brasília o trânsito está virando um caos, assim como em São Paulo", afirmou.

Equipe da Promotoria do Paranoá (Foto: José Evaldo Vilela)Durante o evento, a cartilha Segurança no trânsito, elaborada pela Promotoria de Justiça do Paranoá com o objetivo de orientar a população para prevenção de acidentes e direção defensiva, foi distribuída aos presentes.  As palestras fazem parte de um conjunto de medidas alternativas e o não comparecimento daqueles que foram convocados pode acarretar na perda do benefício. Os encontros serão realizados até dezembro, sempre na 1ª quarta-feira do mês, na Promotoria de Justiça do Paranoá. A comunidade também pode participar, bastando apenas se inscrever no telefone 3369-9200.

.: voltar :.