Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT oferece treinamento em casos de violência doméstica

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Curso sobre violência doméstica é realizado em Taguatinga (Foto: José Evaldo Vilela)Encerrou-se na última sexta, 16 de outubro, o ciclo de cursos de Capacitação em Violência Doméstica e Gênero. O treinamento é uma iniciativa do Núcleo de Gênero Pró-Mulher e do Setor de Apoio a Medidas Alternativas (SEMA) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com o Governo do DF, a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). O objetivo é capacitar profissionais e estagiários do Ministério Público e demais instituições parceiras no acolhimento dos envolvidos em violência doméstica.

A Promotoria de Justiça de Taguatinga foi a última a receber o curso. Na tarde de sexta, os palestrantes apresentaram um novo olhar sobre os casos de violência doméstica. O Chefe da Seção de Orientação psicológica da Delegacia de Atendimento a Mulher, André Luiz, a assistente social da Coordenação para Assuntos da Mulher (CAM/GDF)  Gabriela Arana e a professora Andréa Vasquez falaram sobre as questões de gênero, a influência cultural, ações para apoio à mulher e o trabalho da rede social no combate à violência doméstica.

Alunos assistem às palestras (Foto: José Evaldo Vilela)Áurea Rangel é servidora da SEMA da Promotoria de Justiça do Núcleo Bandeirante e acredita que o curso é uma excelente ferramenta para quem trabalha com esses casos. “É uma grande troca de experiências”, define. “É importante refletir sobre o tema, para que possamos desenvolver um olhar diferenciado a respeito desse tipo de violência”, completa a estudante Talita Berlim.

Em 2009, foram realizados cinco cursos de capacitação, cada um com duração de 20 horas-aula, nas cidades de Ceilândia, Paranoá, Gama, Taguatinga e Samambaia. Durante o curso, promotores, juízes, delegados, psicólogos e assistentes sociais apresentaram noções de violência de gênero e da Lei Maria da Penha, com abordagem psicossocial, sociológica e jurídica. Foram realizadas aulas expositivas, estudos de caso, dinâmicas de grupo e vivência psicodramáticas.

.: voltar :.