Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Palestra destaca importância da gestão ambiental nas organizações

MPDFT

Menu
<

A ambientalista Rejane Pieratti proferiu palestra para os integrantes do MPDFTO Programa de Gestão Ambiental do MPDFT promoveu, nesta quarta-feira (24), a palestra A importância da mudança de cultura organizacional para a melhoria do desempenho ambiental. A ambientalista e consultora Rejane Pieratti falou a integrantes da instituição sobre o impacto das ações humanas nos ecossistemas, e sobre as iniciativas que podemos tomar para reduzir esse impacto.

Rejane, uma das fundadoras da ONG Amigos do Futuro, lembrou que a relação entre homem e meio ambiente é complexa e marcada pela interdependência, além de influir decisivamente na sobrevivência de todas as espécies. Problemas como aquecimento global, efeito estufa, desmatamento, perda da biodiversidade, escassez e poluição da água afetam todo o planeta.

Palestra na Sala de Treinamento do Edifício-SedeAté o século XIX, a produção era voltada para a satisfação das necessidades básicas do ser humano. Desde a Revolução Industrial, porém, a pressão sobre os recursos ambientais vem aumentando continuamente. “A boa notícia é que a conscientização sobre esses impactos também vem crescendo”, lembrou Rejane. A primeira reação foi o livro Primavera Silenciosa (1962), sobre os efeitos nocivos do DDT. Atualmente, além das convenções e protocolos internacionais sobre o tema, podemos observar reações da própria sociedade, que cada vez mais exige das empresas a adoção de práticas ambientais responsáveis.

Rejane ressaltou que um dos maiores problemas enfrentados pela humanidade é a disposição dos resíduos. “O melhor lixo é aquele que não foi gerado”, afirmou. Segundo ela, cada brasileiro gera, em média, 700g de lixo por dia. “Para frear a geração de lixo, é preciso adotar os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Entre os órgãos públicos, o MPDFT foi pioneiro na implantação de ações de gestão ambiental. Desde 2003, a instituição oferece educação ambiental aos servidores e dá a destinação correta aos resíduos gerados.

Clique aqui para acessar o arquivo apresentado durante a palestra 

.: voltar :.