Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ambientação: Novos servidores conhecem atribuições das unidades do MPDFT

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Diretor-Geral, Moisés Antônio de Freitas (Foto: José Evaldo Vilela)As unidades do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – área fim e meio – foram o tema das primeiras palestras da tarde dessa quinta-feira da ambientação dos novos servidores. O Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral, Promotor de Justiça Karel Ozon Monfort Couri Raad, apresentou o organograma da instituição.

Karel fez um resumo das atribuições das Procuradorias e Promotorias de Justiça, Assessorias do Procurador-Geral de Justiça, Câmaras de Revisão, Corregedoria e Conselho Superior. O Promotor esclareceu que, no processo de reestruturação do MPDFT, a Vice-Procuradoria-Geral ganhou um perfil mais operacional. Com isso, o Centro de Memória, o Departamento de Perícias e Diligências e o Programa de Gestão Ambiental passaram a ser seus subordinados.

Promotor de Justiça Karel Ozon (Foto: José Evaldo Vilela)Para o Chefe de Gabinete, não existe nenhum Ministério Público com a especialização do MPDFT. “Isso é um aspecto muito positivo para a comunidade, pois a instituição é mais preparada para  atender as demandas do cidadão”, concluiu.

O Diretor-Geral do MPDFT, Moisés Antônio de Freitas, apresentou as unidades administrativas subordinadas à Direção-Geral: consultoria jurídica, coordenadoria de licitação, Centro de Cultura e apoio técnico a eventos, Departamento de Orçamento e Finanças, Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Departamento de Recursos Humanos, Departamento de Apoio Administrativo, Departamento de Arquitetura e Engenharia, Plan-Assiste e a Comissão de Processo Disciplinar, que ainda está sendo implementada. Em relação ao DTI, o Diretor-Geral destacou que a maioria dos softwares usados atualmente pela instituição são desenvolvidos  pelo próprio departamento.

O Secretário-Executivo do Departamento de Tecnologia da Informação, Luiz Augusto Araújo Becker (Foto: José Evaldo Vilela)A terceira apresentação da tarde teve como temas intranet e a rede e iniciou-se com o Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Wagner Silva que explicou o funcionamento do Departamento. “A nossa idéia é deixar os serviços mais específicos para a necessidade de cada servidor”. 
 
A palestra prosseguiu com o Secretário-Executivo do Departamento de Tecnologia da Informação, Luiz Augusto Araújo Becker, o Lula, que explicou mais especificamente sobre a parte prática do tema intranet e rede. A apresentação foi bastante detalhada com relação às ferramentas disponíveis ao servidor para executar suas funções. Entre elas, o palestrante explicou sobre a estação de trabalho em rede, que possibilita principalmente o compartilhamento de informações e a racionalização de recursos, além da recuperação dos arquivos.
 
Quanto aos softwares e serviços usados pelo MPDFT, Lula atentou para o  cuidado com arquivos baixados da Internet e com as senhas de acesso. “Devemos prestar muita atenção antes de abrir arquivos recebidos por e-mail e nunca instalar softwares piratas”. E completou: “As senhas utilizadas pelo servidor devem ser fortes, ou seja, preferencialmente não devem ser números do RG, CPF, nem data de nascimento, pois a probabilidade de serem descobertos é maior”.

Diretor Executivo do Plan-Assiste, Herbert Dutra da Silva (Foto: José Evaldo Vilela)As funções da intranet também foram mostradas detalhadamente pelo secretário. Composta por quadro de avisos, páginas das Unidades, catálogo telefônico (SIGA), portarias, formulários, dicionário, a Intranet pode também ser acessada da residência do servidor. É nela também que se encontra o CANAU, o sistema de atendimento ao usuário, para solucionar qualquer dúvida ou problema que venha a existir.

Servidores esclarecem suas dúvidas (Foto: José Evaldo Vilela)A última palestra do dia foi feita pelo Diretor Executivo do Plan-Assiste, Herbert Dutra da Silva, que iniciou sua apresentação mostrando a estrutura administrativa do Programa de Saúde e Assistência Social do MPDFT. “O servidor deve saber o que a instituição oferece a ele”. Os benefícios sociais, os prazos para inscrição no Programa e seu custeio foram assuntos ouvidos com atenção pelos servidores, assim como a explicação sobre beneficiários titulares ou especiais e dependentes. A cobertura e as assistências a que os servidores têm direito também foram pontos esclarecedores para os que ainda tinham dúvidas sobre o Plan-Assiste.

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