Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Mais 12 integrantes do MPDFT participaram do Media Training

MPDFT

Menu
<

Membros do MPDFT participaram da terceira turma do Media Training — curso destinado a ensinar técnicas de relacionamento com a mídia. Dentre os temas abordados na terça-feira, dia 26 de agosto, estão a importância do fortalecimento da imagem da Instituição, o perfil da mídia brasileira, rotinas e cotidiano dos jornalistas, critérios usados pela mídia para noticiar os acontecimentos e a construção de mensagens capazes de atrair a atenção dos veículos de comunicação. O treinamento foi realizado pela empresa Oficina da Palavra na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Promotores e Procuradores de Justiça do DF foram orientados sobre o relacionamento com jornalistas, como e quando conceder uma entrevista, o funcionamento dos meios de comunicação, a construção de mensagens, a gestão de crises de imagem, o papel do porta-voz, a rotina e as atribuições das assessorias de comunicação. Os participantes assistiram a depoimentos de jornalistas renomados como Jailton de Carvalho, de O Globo, Ottoni Fernandes Júnior, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, e o colunista e blogueiro Ancelmo Góis, também de O Globo. Foram realizadas dinâmicas envolvendo assuntos do dia-a-dia do Ministério Público como entrevistas-surpresa para diferentes meios de comunicação e entrevistas  coletivas. Os exercícios foram avaliados pelos instrutores Graça Ramos, Lúcia Abreu, José Forni e Silvana Ribeiro.

Participaram da terceira turma a Procuradora de Justiça Maria de Lourdes Abreu e os Promotores de Justiça Berenice Maria Scherer, Clayton da Silva Germano, Fábio Barros de Matos, Jânio Antônio Coelho, José Wilson Ferreira Lima, Márcio Vieira de Freitas, Maria Lúcia Morais, Pedro Oto de Quadros, Raquel Tiveron, Sérgio Bruno Cabral Fernandes e Thiago André Pierobom de Ávila. O próximo curso direcionado ao MPDFT está previsto para 2009.

A empresa Oficina da Palavra é a responsável pelo curso, que é oferecido pela ESMPU aos Membros dos quatro ramos. Para tornar o treinamento mais produtivo, cada turma é formada preferencialmente por Membros de um único ramo. O objetivo é atender às demandas específicas das diferentes cidades e áreas de atuação do Ministério Público. O treinamento tem a duração de 8 horas, com turmas de 12 participantes.

Veja o que os participantes acharam:

Fábio Barros de Matos – “Excelente qualidade, contando com profissionais de extrema habilidade para passar as informações e o conteúdo. De um profissionalismo sem questionamento.”

Thiago André Pierobom de Ávila: “Achei extremamente proveitoso. Nós aprendemos a ter uma visão de como a mídia funciona. Aprendemos a lógica dela, que é bem diferente da nossa. É um ótimo treinamento profissional para entender os diferentes tipos de mídia, além de atender à imprensa e ao Ministério Público de forma correta. A instituição só ganha. É um curso que deve ser replicado.”

Pedro Oto de Quadros: “Achei bom. Interessante para que a gente saiba como se posicionar com os jornalistas. O curso apresenta muitas dicas e sugestões sobre o relacionamento com a mídia e nos ajuda a construir melhor a imagem do Ministério Público. Além disso, as facilitadoras são de alto nível.”
 
Jânio Antônio Coelho: “Acho que o curso é muito válido porque o Promotor e o Procurador analisam casos de interesse público, o que desperta interesse na imprensa. Então, os Membros devem se preparar para lidar com ela.  O interessante é que foi dito que quando o promotor fala, não é por ele, mas pela Instituição. Então, devemos ter cuidado. Foi dos melhores cursos que eu já fiz. Eu recomendo.”

José Wilson Ferreira Lima: “Foi muito bom. Pela natureza da informação que tivemos no curso, deveria ser mais repetido. Tem muita informação para uma carga horária de um dia. Se fosse mais longo, aprenderíamos muito mais coisas.”

Márcio Vieira de Freitas: “Achei muito proveitoso. Muita boa a noção que passaram para nós. Os  palestrantes são bem capacitados em questão de imprensa. Nos deram boas dicas de como expor nosso trabalho, de como lidar e conversar com a imprensa. Acho que poderiam dobrar a carga de um para dois dias porque, assim, nós aproveitaríamos melhor o curso, que é interessante e importante.”

Maria Lucia Morais: “Achei ótimo. Sou tímida e tenho que aprender a lidar com jornalistas. Os profissionais que deram o curso são muito capacitados e o trabalho foi bastante bom.  O curso é perfeito, porque nós temos a necessidade de capacitação para lidar com a mídia.”

Raquel Tiveron:  “Adorei o curso. Importante o privilégio dos Promotores de fazerem esse curso. Quero parabenizar a Instituição pela iniciativa e os expositores que são muito bem preparados e que falaram com conhecimento de causa. O que foi ensinado será muito bem aproveitado."

Maria de Lourdes Abreu: “Achei que o curso alcançou o objetivo. Uma pena que o conteúdo não pode ser abordado em sua plenitude, pois seria necessário um tempo maior. Recomendo que todos os membros façam este treinamento.”

Clayton Germano: “O curso apresentou fatos teóricos e práticos da relação necessária entre os Membros do MPDFT e a imprensa. Abordou questões importantes que favorecem a melhor comunicação com a sociedade e o fortalecimento da imagem do Ministério Público. Muito Bom!”

Sérgio Bruno: "Achei muito interessante. O preparo do Promotor de Justiça deve ir além do conhecimento jurídico. Todo conhecimento em outras áreas é válido."


 

.: voltar :.