Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Promotoria da Infância e da Juventude realiza estudo sobre perfil de jovens infratores

MPDFT

Menu
<

A Promotoria de Defesa da Infância e da Juventude elaborou o relatório Perfil dos Adolescentes Infratores e Atos Infracionais que reúne dados obtidos entre 1º de novembro de 2007 e 29 de fevereiro de 2008. Segundo a pesquisa, 56,55% dos adolescentes envolvidos em atos infracionais ouvidos na Promotoria  não freqüentam a escola.

A maior parte dos adolescentes infratores atendidos pela Promotoria abandonou a escola e tem participação em furto, roubo, porte ilegal de armas, tráfico ou uso de drogas. Entre os jovens que continuam estudando, há predomínio de atos de menor potencial ofensivo, como ameça, injúria, lesão corporal e pichação.

“Observa-se com muita freqüência que, além de não receber valores em sua família, na maioria das vezes desestruturada, sem a figura paterna, e com baixo poder aquisitivo, o jovem infrator tem sido excluído do aprendizado. A escola tem que desenvolver com os alunos uma cultura de paz, já que tem também sua inserção de valores: respeito ao próximo, ao patrimônio e à integridade física”, afirma o Promotor de Justiça Renato Barão Varalda. Para ele, a divulgação do relatório é importante para sensibilizar o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação do Distrito Federal. A intenção é que essas instituições busquem aperfeiçoar a qualidade do ensino no DF, para evitar que os jovens abandonem a escola.

Clique aqui para ver o relatório na íntegra

.: voltar :.