Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Arquivo do MPDFT entra na era digital

MPDFT

Menu
<

Leonardo Bandarra apresenta o novo arquivo digitalAntes, eram 280 estantes de seis prateleiras cada uma, com capacidade para 36 caixas. Dez mil caixas eram armazenadas, o que correspondia a 1.300m lineares de documentos. A partir de hoje, a Seção de Arquivamento do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios entra numa nova era. Foi inaugurado, na tarde desta quarta-feira, o Arquivo Digital do MPDFT. Com a novidade, a capacidade de armazenamento de documentos aumentou para 17.836 caixas. Ou seja, poderão ser arquivados o equivalente a 2.693,8m lineares de documentos. Isso, exatamente no mesmo espaço anterior, no subsolo do prédio da Promotoria de Defesa da Infância e da Juventude.

O Sistema Integrado de Armazenamento e Arquivamento Eletroeletrônico é controlado por software avançado, que garante o controle de temperatura, umidificação e monitora a entrada e saída de pessoas do arquivo. Para garantir a memória do MPDFT e manter os documentos adequadamente conservados, a Administração Superior investiu R$ 1,3 milhão. “Temos hoje um dos sistemas de guarda de documentos mais modernos do país”, declarou o Chefe do Departamento de Apoio Administrativo, Renato Leão. Ele também anunciou que já está sendo preparado o Termo de Referência para a licitação de sistema de climatização da sala onde funciona a Seção de Arquivo, bem como o termo para a contratação de empresa especializada em Gestão Documental.

Estael e Bandarra apresentam o arquivoO Procurador-Geral de Justiça fez referência ao trabalho dos servidores que nos últimos quatro anos debruçaram-se sobre o projeto do Arquivo Digital. Também ressaltou a importância do arquivamento de documentos que fazem parte da história do MPDFT e que poderão nortear novos serviços em prol da sociedade. Bandarra agradeceu o apoio dado pelo Promotor-Chefe da Infância e da Juventude, Renato Barão Varalda, e todas as Promotoras e Promotores que cederam o espaço para o funcionamento da Seção.

A chefe da Seção, Estael Silva, e a chefe da Divisão de Comunicação Administrativa, Maria Gláucia de Borba Amaro, depois da solenidade de inauguração, apresentaram o arquivo para todos os presentes. Mostraram diversos detalhes como o sistema de infra-vermelho que impede que uma prateleira se feche quando alguém estiver lá dentro, fazendo consultas.

Policial observa esquema de segurançaParticiparam do evento a Vice-Procuradora-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Maria Aparecida Donati Barbosa, o Presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Carlos Alberto Cantarutti, o Chefe de Gabinete, Karel Ozon Monfort Couri Raad, o Assessor de Políticas Institucionais, Dênio Augusto de Oliveira Moura, o Promotor-Chefe da Infância e da Juventude, Renato Barão Varalda, as Promotoras de Justiça Luísa de Marillac e Claudia Valéria Pereira de Queiroz, a Chefe do Departamento de Recursos Humanos, Ana Lúcia Carrijo, e a Chefe da Departamento de Arquitetura e Engenharia, Regina Fonteles.

.: voltar :.