Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Livro do Promotor Bruno Amaral compara modelos brasileiro e espanhol de Ministério Público

MPDFT

Menu
<

O Promotor de Justiça Bruno Amaral Machado lança hoje o livro Fiscalías: su papel social y jurídico-político. Una investigación etnográfico-institucional, parte de um projeto editorial conjunto entre o Observatorio del Sistema Penal y de los Derechos Humanos da Universidade de Barcelona e a Editora Anthropos. O lançamento acontece a partir das 18 horas no Espaço Ágora, localizado no mezanino do edifício-sede do MPDFT.

Parte da pesquisa que consta do livro foi apresentada pelo autor na Universidade de Barcelona em dezembro de 2005, como requisito para obtenção do grau de doutor em Direito, na especialidade Sociologia Jurídico-penal. A obra recupera trabalho de campo realizado na Espanha, apresentando entrevistas com promotores daquele país que revelam suas distintas percepções sobre o desempenho das atividades e a representação sobre a interação com a Polícia, o Judiciário, a Mídia.

No livro, Bruno Amaral também reproduz parcialmente pesquisa realizada no Brasil e apresentada na obra Ministério Público: Organização, Representações e Trajetórias, lançada em agosto do ano passado pela Editora Juruá. O foco da Fiscalías: su papel social y jurídico-político... é a comparação entre os dois modelos a partir de uma microanálise das práticas das promotorias pesquisadas no Brasil e na Espanha.

Bruno Amaral é especialista em Direito Penal Econômico e da Empresa pela Universidade de Brasília, Master do Programa Europeu Criminal Justice and Critical Criminology e doutor em Direito pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor da Escola Superior do MPU e Diretor Cultural da Fundação Escola do MPDFT.

Leia entrevista concedida pelo Promotor Bruno Amaral Machado ao site da FESMPDFT Capa do livro

.: voltar :.