Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Cartilha orienta feirantes e comunidade como denunciar atividades criminosas na Feira do Pedregal

MPDFT

Menu
<

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios lança, no próximo domingo, 17 de fevereiro, às 10 horas, a cartilha "Feira do Pedregal". A Feira do Produtor Rural Benedito Dantas dos Santos, também conhecida como Feira do Pedregal, existe há quase 32 anos e é o segundo maior mercado aberto do Brasil, contando com um fluxo de 10 mil pessoas nos domingos.

O Promotor-Chefe de Santa Maria, André Luiz Pereira do Lago, afirma que muitos criminosos, quando apanhados com armas, drogas ou aparelhos eletrônicos de origem ilegal, dizem tê-los obtido de desconhecidos na Feira. E para que ela continue sendo um espaço de compras, lazer e disseminação da cultura, surgiu a idéia de criação da cartilha, disse.

O objetivo da cartilha é orientar feirantes, funcionários e freqüentadores da feira da necessidade de denunciar aos órgãos competentes condutas suspeitas e atividades criminosas praticadas naquele espaço. A cartilha enumera os direitos e deveres dos feirantes; quem é o fiscal; qual o papel das Polícias Civil e Militar em relação à feira e a função do Ministério Público. A publicação é uma parceria entre o MPDFT, o Ministério Público de Goiás e a Administração da Feira.

Durante o lançamento da cartilha, o Comandante da Polícia Militar de Goiás, Major Bonaldo Souza, realizará a formatura da terceira turma da RAS - Rede de Apoio à Segurança. A RAS é um projeto que treina e habilita profissionais a passarem informações que a polícia necessita para enfrentar o crime. Vigias de carro, recepcionistas de hotéis, frentistas e motoboys ficam diariamente expostos e sujeitos a contatos com marginais ou com possibilidade de assistirem ações de marginais em prática de crime.

Os integrantes da Rede já treinados denunciam pessoas que utilizem aquele espaço urbano para cometer delitos. Comerciantes e moradores aceitaram bem o trabalho realizado pelos integrantes da RAS e vêem neles parceiros da comunidade. Com isso, espera-se que os índices de criminalidade tenham uma considerável diminuição, além do crescimento da interação da Polícia Militar com a comunidade, finaliza o comandante da PMGO.

A Feira do Pedregal surgiu em 1976 e foi inaugurada oficialmente em 1998. Tem aproximadamente mil permissionários e mais de duas mil bancas de hortifrutigranjeiros, lanches, confecções, industrializados, usados, açougue e peixaria. Há também uma praça de alimentação, onde são servidos pratos típicos de diferentes regiões. A segurança é realizada pela Polícia Militar e a Administração da Feira é a responsável pela organização do local.

Para o Administrador da Feira do Pedregal, José Carlos Quevedo, esta publicação é muito importante pelo seu papel de conscientizar o feirante, além de orientá-lo como trabalhar de forma regular. A Juíza de Direito de Goiás Alessandra Gontijo do Amaral elogiou o trabalho, pois, nele, feirantes e comunidade encontram todas as informações necessárias para combater os focos que desvirtuam a feira.

Contato na Administração da Feira: Júnior - (61) 9169-5148.

Lançamento:

17 de fevereiro - 10 horas - Praça da Alimentação da Feira do Pedregal

Clique aqui para conhecer a cartilha.

.: voltar :.