Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ceilândia terá um CAPS-AD no início de 2009

MPDFT

Menu
<

Ceilândia contará, no início do próximo ano, com um Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD). Em um ato público realizado na manhã desta quinta-feira, o Administrador Regional de Ceilândia, tenente-coronel Leonardo Moraes, cedeu uma área situada na EQNP 28 para que o Diretor do Hospital Regional daquela cidade, Baelon Pereira Alves, instale um novo centro.

Para o Coordenador Administrativo da Promotoria de Justiça de Ceilândia, Thiago André Pierobom, a implantação do CAPS-AD "é essencial para dar efetividade à política de saúde mental da população da cidade, que conta com um alto índice de dependência em álcool e drogas, gerando elevados níveis de violência familiar”.

A área que sediará o centro passará por uma pequena reforma e a sua instalação acontecerá no início de 2009. A previsão para o próximo ano é de que pelo menos mais dois CAPS sejam instalados naquela localidade.

Saiba mais

O Ministério Publico do Distrito Federal e Territórios realizou, em meados de outubro, audiência pública conjunta com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do DF para debater a implementação do centro na Ceilândia. Na ocasião, frisou-se a necessidade de mais de cinco CAPS para atender a demanda da cidade, que já tem cerca de 500 mil habitantes.

Naquela ocasião, Pierobom destacou que Ceilândia conta com um índice alto de homicídios e outros tipos de violência e que a maioria dos casos estariam relacionados com o consumo de álcool e drogas. Durante a audiência, o Promotor afirmou que, entre janeiro e setembro de 2008, foram registrados aproximadamente 1.500 casos de violência doméstica na cidade. Por ano, são registrados cerca de 2.500. “O Ministério Público está atento à omissão do Estado nessas questões. Nós estamos aqui para que o CAPS saia do papel”, enfatizou o promotor à época. Participaram da audiência pública a Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Deputada Érika Kokay;, o deputado doutor Charles; a Delegada Especial de Atendimento à Mulher, Sandra Gomes; a Coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do MPDFT, Laís Cerqueira; e Promotores de Justiça de Defesa da Infância e Juventude.

O CAPS-AD é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.

.: voltar :.