Alunos do 9º ano participaram de atividades em grupo e conheceram aspectos da atuação do Ministério Público

A promotora de justiça Fernanda Molyna, gestora do projeto, conduziu uma reflexão sobre valores que podem orientar a construção de trajetórias pessoais e profissionais, como esforço, comprometimento, disciplina, propósito de servir e integridade. Também destacou a importância de transformar sonhos em objetivos por meio de atitudes e escolhas responsáveis.
Na prática
A programação proporcionou aos estudantes uma experiência participativa sobre a atuação do MPDFT. Divididos em grupos, eles discutiram situações relacionadas a temas próximos de suas realidades, com a mediação dos servidores Ruan Ribas, Márcia Jakubowfki, Regina Elizabeth Pinheiro e Claudia Domingos. Ao longo das atividades, os mediadores estimularam a participação dos jovens e auxiliaram nas discussões sobre os casos apresentados. Os estudantes também fizeram perguntas e apresentaram suas percepções sobre as situações propostas.
Após os debates, cada grupo escolheu um representante para apresentar suas conclusões aos demais participantes. O estudante vestiu a beca utilizada pelos membros do MPDFT e falou sobre a situação analisada e as soluções discutidas pelo grupo. A dinâmica permitiu aos jovens assumir, simbolicamente, o papel de promotor de justiça e refletir sobre tomada de decisões, responsabilidade e compromisso com a sociedade.
O encontro foi acompanhado pela Unidade Regional de Educação Básica (Unieb), representada por Marlene Gomes e Sandra Verônica Rodrigues. Participaram os professores Arthur Gabriel e Edson Henrique de Oliveira, do CEF 02, e Thiago Araújo e Marcela Rodrigues, do CEF 03. A articuladora do programa NaMoral, Kesia Vieira, também participou da programação.
Trajetórias e profissões

Lobato ressaltou que cada jovem pode construir o próprio caminho e encontrar realização na profissão que escolher. A conversa buscou aproximar a carreira de promotor de justiça da realidade dos adolescentes e estimular a reflexão sobre escolhas e projetos para o futuro.
A chefe de gabinete Rozimeire Xavier apresentou o trabalho desenvolvido pelos diferentes profissionais que integram a Promotoria. A partir da ideia de uma engrenagem, explicou que membros, servidores e demais profissionais desempenham funções distintas e complementares para que a instituição cumpra sua missão e atenda às demandas da sociedade.
A atividade também apresentou diferentes possibilidades profissionais e mostrou aos estudantes que há diversas formas de contribuir para a sociedade, reforçando a importância do trabalho em equipe e do respeito às atribuições de cada profissional.
Promotor por um Dia
O projeto Promotor por um Dia integra as ações do programa NaMoral, idealizado pela promotora de justiça Luciana Asper, e proporciona aos estudantes uma experiência de aproximação com o Ministério Público. A iniciativa busca apresentar o funcionamento da instituição e estimular reflexões sobre cidadania, ética, responsabilidade social, escolhas profissionais e construção de projetos de vida.
Em 2026, a iniciativa já passou pelas Promotorias de Justiça do Paranoá, Planaltina, Ceilândia, Samambaia, Riacho Fundo, Gama, Brasília II e Brazlândia.
Leia mais
Promotor por um Dia: estudantes conhecem a Promotoria de Justiça de Brasília II
Promotor por um Dia realiza sétima edição de 2026 na sede do MPDFT
__________________________________
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
