Seu navegador não suporta JavaScript, mas isso não afetará sua navegação nesta página

MPDFT

Ação conduzida pelo Ncap começa em 2 de março e inclui vistorias em diversas instituições, inclusive a Delegacia Eletrônica

O Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (Ncap) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) inicia, em 2 de março, mais um ciclo de inspeções em delegacias especializadas. O objetivo das vistorias, que são conduzidas pelos promotores de justiça do Ncap com o apoio dos servidores da unidade, é exercer o controle externo da atividade policial.

As primeiras unidades a serem inspecionadas serão a Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA). A partir deste semestre, o Ncap também fará o controle externo da Delegacia Eletrônica. O Núcleo irá verificar as condições de funcionamento das unidades para buscar soluções para as dificuldades detectadas.

Ao longo do semestre também serão vistoriadas a Corregedoria-Geral da Polícia Civil (CGP), a Divisão de Operações Especiais (DOE), a Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), o Instituto de Identificação (II) e o Instituto de Criminalística (IC).

Segundo o promotor de justiça Luiz Fernando Guimarães, as visitas periódicas às unidades policiais tem como objetivo a prevenção e a correção de ilegalidades ou abuso de poder, realçando a função fiscalizatória do Ministério Público, a quem se impõe o dever de agir, tanto no aspecto preventivo quanto repressivo, em face de qualquer ilegalidade ou desvio. “As inspeções semestrais espelham a fiscalização permanente exercida pelos órgãos ministeriais, tanto na verificação da adequação dos procedimentos adotados pelas forças policiais às normas legais, quanto na identificação de eventuais desvios que demandem atuação do Ministério Público, mediante instrumentos processuais ou extraprocessuais", afirma.

__________________________________
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.

| Acessibilidade | Mapa do site |

© 2025 MPDFT - Todos os direitos reservados.

Endereço: Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Sede do MPDFT,  Brasília-DF – CEP 70.091-900
Horário de funcionamento para atendimento ao público externo: em dias úteis, das 12h às 19h
Telefone: (61) 3343-9500 (atendimento em dias úteis, das 9h às 19h)
Plantão (sábados, domingos e feriados): (61) 3214-4444