Espaço acolhedor, apresentações premiadas e atividades interativas marcaram os melhores momentos do Ministério Público durante a Feira do Livro de Brasília
A participação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na 38ª Feira do Livro de Brasília (Felib) foi marcada por encontros inspiradores, atividades interativas e espaços dedicados à leitura. Com uma programação voltada à promoção da leitura e da cultura, o estande institucional personalizado do Projeto "Ler é Legal" reuniu crianças, jovens e adultos. O evento foi realizado de 5 a 14 de junho, no Complexo Cultural da República.
No estande do MPDFT, o público visitou a exposição fotográfica com homenagens a autores e ilustradores premiados em edições anteriores do Troféu "Ler é Legal". A mostra atraiu muitos visitantes e prestou reconhecimento à contribuição desses talentos para a formação de leitores e o fortalecimento da cultura local. Entre os homenageados estiveram: Ana Neila Torquato, Cristiane Sobral, Juliana Valentim, Fabiano Salim, Alexandre Parente, Gustavo Ramos, Mauricio Gomyde, André Cerino, Luciane Mustafá, Débora Bianca e Jarbas Domingos.
Entre os destaques, estiveram as apresentações de autores premiados pelo Prêmio "Ler é Legal", promovido pela Divisão de Cultura (Dicult) do MPDFT. A escritora Luciane Mustafá conduziu uma palestra sobre o livro “Uma Vitória Interrompida”, voltada ao público jovem e adulto, com reflexões sensíveis e atuais. A autora Débora Bianca encantou as crianças com a contação de histórias do livro “A mala mágica da Filó”, reunindo turmas da educação infantil ao ensino fundamental I. Já Alexandre Parente promoveu um bate-papo literário e lançou o livro “Menino Jardineiro”, dialogando com estudantes sobre suas inspirações e desafios como autor.
Outro momento marcante foi o sucesso do livreto de desenhos criado pelo MP especialmente para o público infantil. “O estande, pensado como um espaço acolhedor, com mesas e pufes, tornou-se ponto de encontro para diversos grupos escolares. Durante as visitas, escritores internos do MPDFT conduziram momentos espontâneos de leitura e pintura, promovendo interação e aproximação lúdica com o universo dos livros, pontua a coordenadora do Centro Cultural do MPDFT, Crygina Bandeira.
A atuação no estande também contou com a colaboração de membros e servidores que, além de seus papéis técnicos e institucionais, são autores e autoras de algumas das obras apresentadas. Eles representaram o MPDFT com seus livros e experiências durante a feira. Confira a lista dos participantes:
- Anna Carolina Ferreira da Rocha (Seção de Modelagem de Banco de Dados – STI)
- Isaac Amaral Carneiro Bugarim (CRC – Contrarrazões)
- Váldima Fogaça de Souza (Divisão de Registro e Controle dos Feitos de Execuções Penais)
- Pâmela Rodrigues Araújo da Silva (Centro Regional Psicossocial III – CEPS/APP III)
- Nilton Silva Gonçalves (Secretaria de Comunicação – Secom)
- Tatiana Martins dos Santos Vinhado (2ª PREMSE – Promotoria de Execução de Medidas Socioeducativas)
- Thayse Duarte Varela Dantas Cesar (CEPS/CERP III)
- Luísa Jobim Santi, residente (Setor Psicossocial – CERP I)
- Marcus Tito (Centro de Memória)
- Isabela Assis Brito (Setor de Análise Psicossocial – Promotoria Brasília II)
- Hélio Sandro Alcântara de Medeiros (SEMAPE/CPJBSI)
Para reviver esses e outros momentos da Felib 2025, a página dedicada ao evento no site do MPDFT foi atualizada com uma galeria especial de fotos, vídeo e mais informações sobre a participação institucional. Acesse.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial